Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Vasco tem gosto amargo de ser o grande fora da Taça Guanabara

Eliminado das finais do primeiro turno do estadual, time assistirá pela tevê rivais lutando pelo título

Hilton Mattos, iG Rio de Janeiro |

A tradição dos campeonatos estaduais mostra que os clubes grandes entram na competição previamente credenciados para a grande festa. No Rio, por exemplo, a Taça Guanabara, que equivale ao primeiro turno do Carioca, definirá os semifinalistas na rodada do próximo fim de semana. O Vasco, sexto colocado do Grupo A com apenas quatro pontos, já está eliminado. Aliás, é o único entre os favoritos fora do baile. Flamengo, Fluminense e Botafogo estão classificados.

A segunda vaga do Grupo A ficará com Resende (13), Nova Iguaçu (11) ou Boavista (10). O time de São Januário deu adeus à competição na quarta rodada, quando, ao ser derrotado pelo Flamengo, somou sua quarta derrota consecutiva. O rival rubro-negro, com 18 pontos, lidera a chave. Botafogo (16) e Fluminense (15) não podem ser alcançados pelo Bangu, terceiro colocado com nove pontos, e já estão garantidos no outro grupo.

Maurício Val / Fotocom.net
Jeferson (D) corre ao lado de Marcel durante treino em São Januário
Nos últimos anos, no entanto, tem sido comum um clube grande ficar fora das fases finais. Isso ocorre devido à nova mentalidade das equipes de menor investimento, que têm iniciado os trabalhos de pré-temporada entre outubro e novembro. Além de bem condicionados, os times ganham também em entrosamento. Em 2002 (Americano), 2005 (Volta Redonda) e 2006 (Madureira), as equipes chamadas pequenas decidiram o título estadual contra um grande.

“Sabemos como é a rivalidade no Rio. E só o Vasco está fora. Nosso torcedor certamente não está feliz, o jeito agora é trabalhar forte para chegarmos com tudo na Taça Rio”, disse o meia Jeferson, autor de um dos gols da goleada de 3 a 0 sobre o Americano, neste domingo.

Com o triunfo sobre o time de Campos, o Vasco quebrou um incômodo jejum de cinco jogos sem vencer. Considerando o empate em 0 a 0 diante do Volta Redonda, o grupo hoje reage mais confiante. Para Jeferson, o resultado deste domingo serviu como ponto de partida para a retomada cruzmaltina no segundo turno.

“Este resultado não foi à toa. Estamos mais soltos. E isso servirá de preparação para a Taça Rio. O Vasco é grande. Nossa meta agora é brigar para chegar na final do estadual. Vamos crescer no segundo turno”, afirmou Jeferson.

Leia tudo sobre: vascocampeonato carioca 2011taça guanabara

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG