Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Vasco goleia Grêmio por 4 a 0 e dorme na liderança do Brasileiro

Vitória deixa time com 45 pontos. Tropeço do Corinthians domingo contra o Santos mantém 1ª colocação

Hilton Mattos, iG Rio de Janeiro |

null

Com gols de Elton , Diego Souza , Eder Luis e Fágner , o Vasco goleou o Grêmio por 4 a 0, na noite deste sábado, em São Januário, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro . O resultado rendeu ao time do interino Cristóvão Borges a liderança da competição, com 45 pontos. Pelo menos a equipe dorme na primeira posição. Para se manter no topo, terá de torcer pelo tropeço do Corinthians (43), que enfrenta o Santos no domingo.

Siga o Twitter do iG Vasco e receba notícias do time em tempo real

A vitória manteve o Vasco com status de time mais regular do campeonato. Enquanto os primeiros colocados têm tropeçado nas últimas rodadas, os cruzmaltinos foram diminuindo a diferença para os líderes e hoje reafirma a posição de brigar pelo título mesmo já tendo conquistado a Copa do Brasil.

Entre para a Torcida Virtual do Vasco e convide seus amigos

O Grêmio, por sua vez, quebra uma sequência de quatro vitórias seguidas. O próximo compromisso da equipe gaúcha será quinta-feira, no Olímpico, contra o Botafogo. Já o Vasco terá pela frente o Atlético-GO, também na quinta, em São Januário.

Twitter iG Grêmio: Notícias e comentários em tempo real

O jogo
O técnico interino Cristóvão Borges alertou ao longo da semana sobre os perigos do esquema tático do Grêmio. No entanto, ele não abriu mão das características do seu time. E numa jogada que tem virado rotina, Eder Luis foi à linha de fundo pela direita e cruzou rasteiro para Elton, em grande fase, escorar, de carrinho, para abrir o placar: 1 a 0. Isso com apenas 4 minutos de bola rolando.

Entre para a Torcida Virtual do Grêmio e convide seus amigos

AE
Elton marcou para o Vasco contra o Grêmio nos primeiros minutos de jogo
Foi o sétimo gol do atacante no Brasileiro. Ele é o artilheiro do Vasco na competição. Curiosamente, este foi o 10º dele na temporada, um a mais que o titular Alecsandro. Ambos estão atrás de Bernardo, com 13.

O gol acendeu a torcida, que compareceu em grande número ao estádio. Antes de a bola rolar, os campeões do showbol haviam dado a famosa volta olímpica. Entre os craques, o meia Pedrinho, contemporâneo de Felipe e Juninho Pernambucano no time que fez história nos fim dos anos 90.

Os dois meias, aliás, desfalcaram a equipe, mas devem voltar na próxima rodada. O Grêmio assustou, aos 10. Escudero invade a área e cai após dividida ombro a ombro com Dedé. Os jogadores do time gaúcho pediram pênalti, mas o árbitro ignorou a jogada.

Com apenas André Lima enfiando na área, o Grêmio, com um meio de campo envolvente, insistia de toda maneira que a bola chegasse no camisa 9. Pois foi esta a principal dor de cabeça de Cristóvão. Atento, o setor defensivo vascaíno marcava de perto o adversário.

Mas quem chegou perto do gol novamente foi o Vasco, e com Elton de novo. Desta vez, porém, faltou precisão na conclusão, ao escorar outra passe de Eder Luis: bola por cima do gol de Vitor.

Só que Diego Souza, com o pé na forma, mostrou como se faz. Aos 33, ele recebe belo passe de Fellipe Bastos, dá um drible em Edcarlos e, da entrada da área, chuta cruzado, de perna direita, rasteiro, no canto de Victor, que pulou mas nada pôde fazer: 2 a 0. Na comemoração, comandou uma coreografia inspirada no Trem Bala da Colina – funk que hit nas arquibancadas.

O Vasco a partir daí passou a administrar o resultado. Mesmo jogando em casa, atuava no contra-ataque, sempre explorando a velocidade de Eder Luis. Mas no começo do segundo tempo, foi o camisa 7 o grande beneficiado das jogadas de linha de fundo.

Diego Souza lançou Fágner na direita. O lateral cruzou rasteiro e o atacante só escorou para ampliar: 3 a 0. Celso Roth promoveu duas alterações: tirou Escudero e Douglas, para as entradas de Adilson e Leandro. Mas quem chegou mais uma vez foi o Vasco. E Diego Souza teve nova participação na jogada. Desta vez, o meia deixou Fágner livre para fazer o quarto, no canto esquerdo de Victor. Isso aos 17 minutos.

Com o placar já definido as duas equipe perderam o interesse no jogo. Do banco, Celso Roth avisou aos seus jogadores: "Acabou". Era uma forma de dimiuir o ímpeto de atacar os donos da casa e sofrer uma goleada ainda mais humilhante. A torcida do Vasco, em festa, gritou o nome do técnico Ricardo Gomes, internado há três semanas por causa de um AVC hemorrágico - o treinador deve receber altaa na terça-feira -, e também de Cristóvão Borges.

Veja as imagens deste sábado pelo Brasileirão :

FICHA TÉCNICA
VASCO 4 x 0 GRÊMIO

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de junho de 2011, sábado
Horário: 18h (Horário de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG/Fifa)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (aspirante Fifa/MG) e Fábio Pereira (TO)

GOLS:

Vasco: Elton, aos 3 minutos do primeiro tempo; Diego Souza, aos 34; Eder Luis, aos 7 do segundo; e Fágner, 17

Cartões amarelos: Dedé, Saimon, Júlio César

VASCO: Fernando Prass; Fágner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Rômulo, Eduardo Costa, Fellipe Bastos e Diego Souza (Allan); Elton (Kim) e Eder Luis (Leandro)
Técnico: Cristóvão Borges

Grêmio: Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Saimon e Julio Cesar; Rochemback, Fernando (Gabriel), Marquinhos, Douglas (Leandro) e Escudero (Adilson); André Lima.
Técnico: Celso Roth

Leia tudo sobre: vascogrêmiobrasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG