Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Vanderlei completa um mês de Flamengo invicto e com mudanças no clube

Técnico mexe no time, na estrutura e até no comportamento dos jogadores. Domingo, ele fará seu sétimo jogo no cargo

Thales Soares, iG Rio de Janeiro |

O técnico Vanderlei Luxemburgo completa um mês no comando do time do Flamengo, domingo, contra o Atlético-PR, em Volta Redonda. Será seu sétimo jogo e ele defende uma invencibilidade no cargo, com duas vitórias e quatro empates. No próximo confronto, volta ao palco da estreia ainda sem ter a certeza de qual será o futuro do clube em 2011.

Em sua chegada, Vanderlei fez mudanças. Em campo, a principal delas talvez tenha sido a efetivação de Welinton, até então o quarto zagueiro do time, como titular absoluto. Ele disputou todos os jogos sob seu comando. David e Ronaldo Angelim se revezaram ao seu lado e Jean ficou praticamente descartado.

No ataque, Vanderlei deu sorte ao recuperar Val Baiano logo em sua estreia. O atacante havia disputado 10 jogos sem fazer gols. Marcou um na vitória sobre o Atlético-Go por 2 a 0 e dois no empate em 2 a 2 com o Avaí.

Val Baiano se machucou e Vanderlei mudou o esquema. Na ausência de um meia de criação em boa fase, pois Petkovic teve seu poder reduzido no grupo, passou a atuar com três atacantes: Diogo, Deivid e Diego Maurício, o ataque 3D. Ainda não deu certo.

Depois de passar um tempo encostado, o chileno Maldonado voltou a ser titular sob o comando de Vanderlei, seu amigo. Marquinhos, que o técnico levou para o Palmeiras, ganhou nova chance e já pode ser titular no domingo. Ou seja, mudanças não faltaram. Na contra-mão, participou da decisão de não renovar o contrato de Toró.

No total, foram 21 jogadores utilizados por Vanderlei em seis jogos. Ele ainda não conseguiu repetir a escalação em dois jogos consecutivos. Seu artilheiro é Val Baiano, com aqueles três gols nos seus dois primeiros jogos como treinador.

Mexeu no comportamento de jogadores, mudou métodos na concentração. Para o jogo de domingo, por exemplo, a equipe se concentra nesta sexta-feira, a partir das 16h e treina à noite em Volta Redonda, local do confronto com o Atlético-PR.

Com 40 pontos na tabela de classificação, o Flamengo está na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, objetivo traçado por Vanderlei em sua chegada ao clube. Mas sabe que o caminho ainda é árduo até a conquista da vaga.

Com participação ativa na construção do Ninho do Urubu e com discurso de confronto com os políticos por causa do fechamento do Maracanã, sabe que o ano que vem só estará garantido com a permanência do time n Série A, o que, segundo suas contas, acontecerá com mais duas vitórias nas últimas cinco rodadas.

"Não existe projeto para o ano que vem. Vejo falarem muito sobre a mudança do clube para 2001, mas o grande projeto é a permanência do clube na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Esquece qualquer projeto se a gente não conseguir", comentou Vanderlei.

Leia tudo sobre: campeonato brasileiroflamengofutebol

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG