Atacante do Arsenal marcou os dois gols para o time de Arsene Wenger e goleiro defendeu pênalti de Kuyt, ainda na primeira etapa

Comandado por Van Persie, o Arsenal conseguiu vencer o Liverpool no Anfield de virada, por 2 a 1, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Inglês. O holandês foi o responsável por marcar os dois gols dos londrinos - sendo o segundo já nos acréscimos. O goleiro Szczesny foi outro destaque dos Gunners ao defender pênalti cobrado por Kuyt.

O resultado, além de encerrar a invencibilidade que o Liverpool ostentava há nove meses em sua casa, deixa o Arsenal consolidado na quarta colocação da tabela de classificação, com 49 pontos, e joga pressão no Chelsea, que está em quinto, e no Tottenham, o terceiro. Os Reds, por sua vez, mantêm os 39 pontos que o deixam longe do grupo de cima.

Embalado pelo título da Copa da Liga Inglesa – que pôs fim a um jejum de seis anos sem conquistas, o Liverpool entrou em campo disposto a liquidar o Arsenal e engrenar de vez no Campeonato Inglês em busca de uma vaga para as competições européias.

Em jogadas rápidas pelas laterais, os Reds envolviam o adversário em seu campo de defesa e dominavam o jogo. Responsável por substituir Steve Gerrard, que se lesionou na quarta-feira ao defender a Inglaterra em amistoso com a Holanda, Spearing criava boas jogadas para os atacantes.

E foi em um lance de brilhantismo de seus homens de frente que o Liverpool teve a sua primeira grande chance no jogo. Aos 17 minutos, Luis Suárez tabelou com Kuyt, invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Szczesny. O jogador alemão foi para a cobrança da penalidade e, ao chutar fraco, no canto direito, viu o camisa 13 se redimir a espalmar. No rebote, Kuyt tentou finalizar no canto esquerdo e novamente o arqueiro dos Gunners pulou para defender.

Todo o esforço de Szczesny foi por água abaixo cinco minutos mais tarde, quando Koscielny tentou afastar cruzamento rasteiro de Henderson e acabou jogando contra a própria rede, abrindo o placar para os donos da casa. Ele já havia feito outro gol contra na derrota do Arsenal para o Blackburn por 4 a 3, em 17 de setembro.

O time londrino, que por sua vez não pôde contar com Ramsey, Wilshere e Mertesacker, conseguiu amenizar o golpe pouco depois, em seu primeiro lance de perigo. Aos 30 minutos, Sagna cruzou na medida para Van Persie, que mandou no canto esquerdo de Reina, marcando seu 24º gol no campeonato.

O Arsenal, no entanto, manteve-se tímido no primeiro tempo e viu Szczesny ter que trabalhar bem outras duas vezes para garantir o empate até o intervalo. Na volta para a etapa final, logo aos três minutos, Arteta caiu no gramado após receber cotovelada e ficou desacordado. O jogador recebeu atendimento durante cinco minutos e esfriou a partida.

Quando os times finalmente se reaqueceram, o Arsenal mostrou estar melhor e então foi a vez do goleiro Reina mostrar serviço no Liverpool. O camisa 25 conseguiu salvar após chutes de Walcott, mas não foi capaz de segurar Van Persie, que, aos 47 minutos do segundo tempo, na ponta esquerda, recebeu cruzamento longo e chutou de primeira para o fundo da rede. O holandês agora é o artilheiro isolado do torneio com 25 gols.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.