Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Van der Sar despede-se com vitória e título do Campeonato Inglês

Goleiro do Manchester United desde 2005, Edwin Van der Sar foi tetracampeão inglês e herói em final da Liga dos Campeões

iG São Paulo* |

Com a braçadeira de capitão do Manchester United, o goleiro holandês Edwin Van der Sar fez neste sábado sua última partida no Campeonato Inglês. O jogador havia confirmado em janeiro que se aposentaria ao final da temporada. “Tenho 40 anos, mas ainda me sinto em grande forma. A decisão é mesmo pessoal e veio de repente. Sinto que preciso ficar mais com a família”, disse o jogador em janeiro.

Com a vitória do Manchester United por 4 a 2 sobre o Blackpool, Van der Sar encerra uma passagem brilhante pela equipe inglesa. Desde que chegou, em 2005, conquistou quatro vezes o título do Campeonato Inglês, sendo três delas seguidas, entre 2006 e 2009. O título da temporada 2010-2011 chegou de forma antecipada, com um empate na penúltima rodada.

Getty Images
Van der Sar entre em campo pela última vez no Campeonato Inglês. Desafio final será parar ataque do Barcelona na final da Liga dos Campeões

“Eu não estou ansioso por isso”, disse o goleiro antes de sua partida derradeira no campeonato nacional. “É um momento triste. Você não se prepara para isso. Eu tenho apenas que fazer o melhor nesse momento”. Sobre a escolha do momento de parar, Van der Sar responde: “Eu não diria que chegou rápido. Eu realmente não havia pensado no assunto. Uma vez que eu sabia o que ia fazer, fiquei focado nos jogos e nos treinos. Apenas nas duas últimas semanas eu percebi que meu tempo aqui estava chegando ao fim”.

O goleiro também brilhou na conquista da Liga dos Campeões em 2008, quando defendeu uma cobrança de Anelka, do Chelsea, na decisão por pênaltis. No mesmo ano, o clube venceu o Mundial de Clubes da Fifa. Além do Manchester, Van der Sar defendeu o Ajax, da Holanda, clube onde surgiu e conquistou a Liga dos Campeões em 1995. Também teve passagens importantes por Juventus e Fulham. Pela seleção holandesa, Van der Sar foi titular em 11 partidas nas Copas do Mundo de 1998 e 2006. Foi semifinalista em 1998, quando a Holanda só caiu diante do Brasil na disputa por pênaltis.

Mas ainda resta uma difícil tarefa ao goleiro do Manchester. No próximo sábado, Van der Sar joga sua quinta decisão de Liga dos Campeões, e precisa parar o ataque do Barcelona de Lionel Messi. Para o clube inglês e seu goleiro é a chance de devolver a derrota sofrida em 2008, quando Messi e Eto’o marcaram e derrotaram o Manchester na final da Liga disputada em Roma. A história de Edwin Van der Sar o coloca à altura do desafio final.

*com agências

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG