Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Uruguai comemora aniversário do Maracanazo com classificação

Eliminação que chocou o Brasil na Copa de 50 completou 61 anos neste sábado

EFE |

O Uruguai comemorou neste sábado o 61º aniversário do Maracanazo da melhor maneira possível, com uma vitória fora de casa sobre a Argentina que o projeta às semifinais da Copa América . O Maracanazo do dia 16 de julho de 1950 é para a torcida uruguaia a maior conquista do futebol de seu país.

O obtido em Santa Fé não tem essa estatura, mas serve para honrar a memória de Obdulio Varela e seus jogadores e encaminhar Diego Forlán e companhia rumo a uma nova conquista. Os celestes provocaram uma das mais fortes comoções do futebol mundial quando derrotaram o Brasil por 2 a 1 na final da Copa de 1950 disputada no Maracanã, construído pouco antes do começo daquela competição.

O fato ficou conhecido como Maracanazo. Cerca de 200 mil espectadores ficaram mudos quando Alcides Ghiggia marcou o gol da vitória aos 34 minutos do segundo tempo. O famoso escritor uruguaio Eduardo Galeano disse que "O futebol é a única religião de verdade em um país ateu como o Uruguai".

"Este país pequeno é o que decretou a jornada de oito horas de trabalho antes que os Estados Unidos. O primeiro na América Latina a ter lei de divórcio, separação da Igreja do Estado, educação pública gratuita e obrigatória e nacionalização de serviços públicos".

"O país também era um imenso campo de esportes. Talvez, aí possa se encontrar a explicação para que com uma escassa população fosse campeão olímpico de futebol em 1924 e 1928 e campeão mundial em 1930. Contam no Uruguai que quando se dá uma palmada em um recém-nascido para que tenha seu primeiro choro, o bebê responde com um estrondoso grito de gol".

O Uruguai sabe dar valor a suas conquistas, entesoura lembranças comoventes e encontrou novamente a circunstância e o local (o estádio de Colón de Santa Fé) para ter um novo sonho. A 61 anos, exatamente, de sua maior façanha no futebol.

Leia tudo sobre: futebol mundialargentinacopa américa 2011uruguai

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG