Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Torcida bósnia quebra estádio após provocações sobre Ratko Mladic

Torcedores da Romênia estenderam faixas pedindo a libertação do ex-comandante sérvio, preso sob acusações de genocídio

Francisco De Laurentiis, iG São Paulo |

Jogos envolvendo a seleção da Bósnia raramente terminam bem. No último sábado, quando a equipe viajou até Bucareste para enfrentar a Romênia pelas eliminatórias da Eurocopa 2012, não foi diferente. Os torcedores da casa partiram para provocações de extremo mau gosto, pedindo a libertação do ex-comandante militar sérvio Ratko Mladic , apontado como principal responsável pelo massacre de 8 mil muçulmunos bósnios na cidade de Srebrenica , durante a guerra dos Bálcãs, nos anos 90. Os visitantes responderam arrancando cadeiras do estádio Valentin Stanescu e atirando no gramado (confira no vídeo abaixo).

As provocações foram motivadas pelas divergências religiosas entre os romenos, de maioria cristã ortodoxa (assim como os sérvios e Mladic), e os bósnios, que são majoritariamente muçulmanos. A faixa pedindo a libertação de Mladic, que foi preso é acusado de diversos crimes de guerra , foi a gota d'água para os torcedores visitantes, que já estavam irritados com os gritos de apoio à Sérvia proferidos pelos torcedores da casa.

Dentro de campo, a Romênia venceu fácil por 3 a 0 , gols de Mutu , da Fiorentina-ITA, e Marica (2), do Stuttgart-ALE, sem incidentes entre os jogadores. A Bósnia contou com suas estrelas, como Pjanic , do Lyon -FRA, e Dzeko , do Manchester City -ING, mas não foi páreo para o adversário. Ambas as equipes ainda brigam no grupo D por uma vaga na Euro 2012: os romenos estão em terceiro, com oito pontos em seis jogos, enquanto os bósnios estão quinto, com sete. A França lidera com 13, enquanto Belarus, na segunda colocação, tem nove.

nullNa terça-feira, a seleção brasileira enfrenta a Romênia, que está treinando na Academia de Futebol do Palmeiras . O jogo marcará a despedida do ex-atacante Ronaldo com a camisa verde de amarela . Resta saber se a torcida visitante vai se comportar de maneira civilizada ou se vai dar sequência a atitudes xenófobas. O time, pelo menos, foi mais político, elogiou os brasileiros e afirmou que deve ir ao ataque no Pacaembu.

Leia tudo sobre: Futebol MundialBósniaRatko MladicRomênia

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG