Uma vitória contra o Figueirense, sábado, dá troféu simbólico ao Corinthians

Tite quer confirmar título do primeiro turno
Daniel Augusto/AE
Tite quer confirmar título do primeiro turno

O que importa é o título em dezembro, mas para Tite e para o Corinthians , terminar o turno do Campeonato Brasileiro em primeiro lugar tem um simbolismo importante. Em seis dos oito campeonatos por pontos corridos o campeão do primeiro turno ficou com o título brasileiro no final do ano. Uma vitória nos dois próximos jogos dá o título simbólico ao Corinthians .

Siga a página do iG Corinthians no Twitter

“Nos últimos anos um (time) terminou o turno com 36, dois com 38 e um 40. E todos viraram campeões. Então é um parâmetro que é consistente”, disse Tite, se confundindo um pouco com os números após o treino desta sexta-feira, no Parque Ecológico. O Corinthians tem 37 pontos em 17 jogos. Faltam dois jogos para o encerramento do turno. "Eu não lembro de um time que tenha liderado as 17 rodadas", completou. Na verdade, o Corinthians liderou as últimas 11. As primeiras foram lideradas pelo São Paulo, que venceu os cinco primeiros jogos. O técnico se corrigiu depois.

Entre para a torcida virtual do Corinthians e convide seua amigos para entrarem também

O iG fez levantamento dos números obtidos pelo melhores times do Brasileirão nos últimos anos. Desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado por 20 times, três campeões somaram pontuação parecida à do Corinthians neste ano no primeiro turno. O Fluminense, em 2010, fez 38 pontos após 19 jogos. O São Paulo em 2006 e 2007, com 38 e 40 pontos, respectivamente, também bateu campeão nestes dois anos.

Porém, duas vezes desde 2006, o campeão do turno não ficou com o título. O Grêmio de 2008 fez a melhor campanha da história dos pontos corridos num primeiro turno, somou 41 pontos e aproveitamento de 71,9%, mas no fim do ano acabou ficando sem a taça. No ano seguinte, o Internacional fez 37 pontos em 19 jogos e também acabou sem o título.

Caso vença o Figueirense, sábado, e o Palmeiras, no dia 28, o Corinthians chegará a 43 pontos e superará o Grêmio de 2008 como dono da melhor campanha do Brasileirão de pontos corridos num primeiro turno. O Corinthians tem aproveitamento de 72% até aqui.

Antes de 2006, entre 2003 e 2005, o Brasileiro foi disputado por mais de 20 times e o turno teve mais de 19 jogos. Em 2003, o Cruzeiro campeão teve 68% de aproveitamento no primeiro turno de 23 jogos. Em 2004, o Santos, que também terminou com o título, teve 59% na primeira metade do torneio nas mesmas 23 partidas. E em 2005, no ano do último título corintiano, o time do Parque São Jorge fez 66,7% dos pontos que disputou em 21 jogos.

“O recorde consolida trabalho e gera confiança. Muito mais ainda quando você mantém padrão depois de perder uma série de jogadores (contundidos). Essas condições vão se comprovando e é uma marca que se deve ser valorizada”, disse Tite.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.