Vasco manteve a liderança contra o Corinthians, enquanto Fla e Flu venceram São Paulo e Santos

Os cariocas tiveram mais motivos para sorrir ao final da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro , que marcou a disputa entre os estados que têm polarizado a briga pelo título do torneio nacional e pelas vagas para a próxima Copa Libertadores . Rio e São Paulo foram responsáveis por três clássicos neste final de semana, e os cariocas levaram a melhor em dois deles, além do empate na partida mais importante do dia.

Veja a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro

nullNo jogo que valia a liderança do torneio nacional, o Vasco apenas empatou em 2 a 2 com o Corinthians , em São Januário, mas conseguiu segurar a primeira colocação do campeonato, chegando aos 50 pontos e mantendo a vantagem de dois pontos sobre o time paulista.

No outro clássico do dia, o Flamengo derrotou o São Paulo por 2 a 1 na estreia do atacante Luis Fabiano , que estava há sete meses sem jogar por conta de uma operação no tendão. A vitória aproximou o time do técnico Vanderlei Luxemburgo do G4, ficando na sexta posição, com 44 pontos, mas apenas seis atrás do líder. O resultado também evitou que o São Paulo ultrapassasse o Corinthians e chegasse ao segundo lugar. O time paulista tem 46 pontos é segue em terceiro.

Siga o Twitter do seu clube e receba todas as notícias em tempo real

No sábado, o Fluminense , com um gol aos 50 minutos do segundo tempo , venceu o Santos de virada, por 3 a 2 , e viu sua torcida se vingar do técnico Muricy Ramalho, que deixou o clube em março. De quebra, o time das Laranjeiras diminuiu a distância em relação ao primeiro colocado para seis pontos, se mantendo em quinto lugar.

Torneio Rio-SP no Brasileirão

Foram 24 jogos até aqui entre os times dos dois estados. Times cariocas levam vantagem

Gerando gráfico...

E se fora de campo, torcedores cariocas e paulistas trocaram provocações por conta da rivalidade entre os clubes, dentro dele, os treinadores das equipes só foram elogios sobre os adversários. "Ao Ricardo Gomes, um abraço. Ele montou uma extraordinária equipe, um grande elenco. Fica o registro de um profissional que sabe o quanto é difícil manter um time unido", declarou o técnico Tite , do Corinthians, após o empate em 2 a 2 com o Vasco.

O treinador do Vasco, Cristóvão Borges, que comanda a equipe enquanto Ricardo Gomes se recupera de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), também fez questão de destacar a força do Corinthians. "Jogamos com um time que é candidatíssimo ao título do Campeonato Brasileiro. O Corinthians é um time muito forte, não podemos achar que foi um péssimo resultado. Eles mostraram a força que têm fora de casa", analisou o técnico do Vasco.

Já na vitória do Flamengo sobre o São Paulo, Ronaldinho Gaúcho também lembrou que o 'mini Rio-São Paulo' era importante, já que marcava um confronto direto entre equipes que lutam na parte de cima da tabela. "Nós precisamos vencer todos os jogos. A cada três pontos, é uma final. Ganhar dos grandes é sempre importante. Quando chega a uma certa etapa, o confronto direto entre os oito primeiros é relevante, dá uma alegria em dobro ganhar", declarou Gaúcho.

Grande atração da partida, o atacante Luis Fabiano lamentou a estreia com derrota na partida contra o Flamengo. “Sinceramente não foi a estreia esperada. Esperava sair com o resultado positivo. Não esperava fazer gol, é muito cedo, tenho que admitir. Tentei, tive umas oportunidades, eu esperava sair daqui com uma vitória para a torcida”, disse Luis Fabiano, que estava preocupado em sentir dores, já que voltou a atuar após sete meses.

Até aqui, foram disputadas 24 partidas entre clubes dos dois estados no Brasileirão 2011. E, por enquanto, os cariocas levam boa vantagem no retrospecto. Foram 13 vitórias para equipes do Rio de Janeiro, contra sete dos paulistas e apenas quatro empates.

Entre para a Torcida Virtual e comente a liderança do Vasco no Brasileirão

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.