Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Terror dos 'pequenos', Santos quer desbancar Corinthians na final

Finalista do Campeonato Paulista desde 2006, Santos conquistou o título apenas contra clubes menores

Samir Carvalho e Bruno Winckler, iG Esporte |

O Santos se acostumou a decidir títulos paulistas. Nos últimos seis anos, entre 2006 e 2011, a equipe santista marcou presença em cinco decisões. No entanto, nas três vezes em que conquistou o campeonato neste período, fez o jogo decisivo contra um time de menor expressão.

Em 2006, venceu a Portuguesa na última rodada da competição, disputada em pontos corridos. Nas outras duas bateu São Caetano, em 2007, e Santo André, em 2010. No entanto, a única vez que encarou um time grande, o Corinthians, perdeu o título paulista - em 2009.

Desta forma, o Santos tentará o revanche contra o Alvinegro da capital neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio do Pacaembu. “Corinthians e Santos é uma final diferente. É sempre gostoso quando você consegue chegar a uma decisão, o Corinthians pensa a mesma coisa”, afirmou o meia Elano.

Questionado sobre uma possível revanche contra o Corinthians, o técnico Muricy Ramalho rejeita a missão, pois acredita que as lembranças da decisão de 2009 não ajudarão seus jogadores a vencer o jogo. “Acho que isso não é bom. Tivemos uma palestra há pouco tempo e acho que essas palavras de revanche e guerra têm de sair do futebol. Se colocar muita pilha o jogador deixa de jogar futebol”, disse Muricy.

Para o duelo contra o Corinthians, o treinador ainda não definiu o time. Enquanto Elano está confirmado entre os titulares, Muricy faz mistério em relação ao aproveitamento de Arouca e Léo.

Se para o Santos passar pelo Corinthians representaria um marco na história recente do clube no Campeonato Paulista, para o time do Parque São Jorge está em jogo neste primeiro confronto das finais um retrospecto de dar inveja aos seus principais rivais.

Futura Press
Liedson é a esperança de gols do Corinthians
Atuando no Pacaembu, sua "casa", o Corinthians não perde para um rival paulista desde outubro de 2006, quando o Santos fez 3 a 0 no estádio municipal. De lá para cá foram 15 jogos contra os três principais adversários do Estado e o Corinthians não conheceu nenhuma derrota: foram 12 vitórias e três empates. Quatro triunfos sobre o São Paulo, três vitórias e dois empates contra o Palmeiras e cinco vitórias e um empate contra o Santos.

"Nos sentimos em casa no Pacaembu, mesmo quando não jogamos com nossa torcida. Vamos precisar manter essa escrita agora nessa final para levar um bom resultado para a Vila Belmiro", disse o atacante Jorge Henrique.

Tite tem apenas um desfalque certo para o primeiro jogo da decisão. Alessandro está suspenso e até a véspera do jogo o treinador não divulgou quem seria o escolhido para atuar na lateral direita. Moradei e Moacir são os favoritos. Como a área de atuação do lateral-direito é a mesma em que Neymar prefere atuar, é mais provável que Tite escale Moradei no setor, por conta do seu maior poder de marcação.

No ataque, a dúvida é se Willian, fundamental nos dois últimos jogos contra Oeste e Palmeiras, conseguirá desbancar Dentinho. A definição só será dada por Tite nos vestiários do Pacaembu.

"Não importam as peças. Temos de manter o nosso esquema com quem tem jogado e com quem tem entrado bem para manter um padrão. Os jogadores já sabem como este time joga e temos de repetir isso contra o Santos", disse o treinador.

FICHA TÉCNICA - CORINTHIANS X SANTOS

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 8/5/2011 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Cleber Wellington Abade (SP)
Auxiliares: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Fausto Augusto Viana Moretti (SP)

CORINTHIANS: Julio Cesar, Moradei (Moacir), Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Bruno César; Dentinho (Willian), Jorge Henrique e Liedson.
Técnico: Tite

SANTOS: Rafael, Jonathan, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro); Arouca (Adriano), Danilo, Elano e Ganso; Neymar e Zé Eduardo.
Técnico: Muricy Ramalho.

Leia tudo sobre: santoscorinthianscampeonato paulista 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG