Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Tecnologia e conjunto ajudam o Coritiba durante a pré-temporada

Clube também investe em individualização da preparação física e em aclimatação em Foz do Iguaçu para pôr jogadores em forma

Altair Santos, iG Curitiba |

O Coritiba aposta na tecnologia e no entrosamento de seu elenco para pôr os jogadores em forma o mais rápido possível na temporada 2011. O clube também vai utilizar métodos novos para individualizar a preparação, a fim de não sujeitar os atletas a uma eventual sobrecarga. “Vamos aplicar a metodologia Trimp (Training Impulse) para que os atletas possam dar uma resposta de qual a intensidade do treino”, diz o coordenador da preparação física do Coritiba, Glydiston Ananias.

O gestor da área afirma que é preciso preservar os jogadores ao longo da temporada, porque neste ano não haverá uma paralisação semelhante à que ocorreu em 2010, quando os clubes tiveram 30 dias para realizar uma intertemporada. “Neste ano não teremos uma Copa para recuperar os jogadores. No ano passado, a verdadeira pré-temporada foi em junho”, disse Ananias.

Esse foi um dos motivos que levou o Coritiba a realizar um período de aclimatação de dez dias em Foz do Iguaçu. Nesta época do ano, a temperatura média da cidade do oeste paranaense gira em torno de 30 graus. “Como vamos enfrentar altas temperaturas no interior do Estado, optamos por Foz para já acostumar os jogadores”, afirma Ananias.

Para compensar a escassez de tempo, o Coritiba antecipou algumas etapas. A fase de exames, por exemplo, ocorreu no final da temporada 2010. Isso foi possível porque o clube conseguiu manter 90% do elenco do ano passado e também porque os jogadores foram orientados a manter a forma nas férias. “Hoje é muito mais fácil condicionar um atleta, porque eles estão bem mais conscientes, mais profissionais”, elogia Ananias. "Somos privilegiados porque temos basicamente o mesmo grupo e podemos dar sequência ao que já vinha sendo feito", completa o técnico Marcelo Oliveira.

Leia tudo sobre: Coritibacampeonato paranaense 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG