Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Técnicos escoceses duelam no maior clássico da Inglaterra

Kenny Dalglish e Alex Ferguson estarão frente a frente no Liverpool x Manchester United, pelo Inglês

Gazeta |

No domingo, às 10h30 (Brasília), 36 títulos ingleses estarão em campo em Anfield Road no duelo entre Liverpool e Manchester United. Com 18 troféus para cada lado, o Manchester está mais perto de desempatar a disputa, pois lidera o Campeonato Inglês com 60 pontos, quatro a mais que o Arsenal, que tem um jogo a menos. O Liverpool, por sua vez, é sexto colocado com 39. Além disso, o clássico também colocará frente a frente dois técnicos escoceses, mas de carreiras distintas: Kenny Dalglish e Alex Ferguson. 

Dalglish foi um atacante de sucesso e ídolo do Liverpool no final dos anos 70 e início dos 80, quando integrou o time que venceu a Copa dos Campeões da Europa três vezes (1978, 1981 e 1984). Em 1977, os Reds gastaram 440 mil libras para tirá-lo do Celtic, recorde da época, com o objetivo de substituir o inglês Kevin Keegan, que havia ido para o Hamburgo (ALE).

Em 515 jogos com a camisa vermelha, Dalglish marcou 172 vezes e levantou seis troféus do Campeonato Inglês. Além disso, pela seleção nacional, jogou 102 partidas, mais que qualquer outro escocês.

Como treinador, não dá para dizer que fracassou. Além de mais dois títulos ingleses com o Liverpool, inclusive o último, em 1990, ele conquistou a Premier League de 1995 com o médio Blackburn. Mesmo assim, a comparação com os números de Alex Ferguson é cruel.

Como jogador, Ferguson teve boas passagens pelos locais Queens Park, Dunfermline Athletic e Rangers, mas se destacou com a prancheta na mão. Foi tricampeão escocês com o Aberdeen, além de vencer a Supercopa e a Recopa europeia, antes de chegar ao Manchester United em 6 de novembro de 1986.

Ao todo, conquistou 31 títulos pelos Red Devils, mas, curiosamente, até a Copa da Inglaterra de 1990, não havia triunfado em nenhum campeonato. Desde então, apenas entre os principais, foram 11 Campeonatos Ingleses e duas Copa dos Campeões da Europa.

A rivalidade entre os dois sempre foi quente. Nos anos 1960, se enfrentaram quando Ferguson era um caro jogador do Rangers e Dalglish um jovem de 18 anos no Celtic. Em 1988, o técnico do Liverpool disse aos jornalistas que conseguiriam melhores declarações com sua filha do que com o adversário. Mais tarde, venceu a disputa pelo lendário Alan Shearer e o levou ao Blackburn.

Nesta nova passagem de Dalglish pelo Liverpool, Ferguson já saiu vencedor, na Copa da Inglaterra, por 1 a 0, em Old Trafford, justamente na estreia do colega.

"Talvez ele esteja feliz que eu voltei para renovarmos nossa rivalidade, porque nós dois nascemos em Glasgow. Na realidade, não sei se ele está, mas isso não é problema meu. Ele tem usado jogos psicológicos antes das partidas, mas não vai funcionar se ele tentar conosco", garantiu.

Em campo, Dalglish pode promover a estreia da contratação milionária Andy Carroll, substituto de Fernando Torres e comprado por 35 milhões de libras. Para pará-lo, caso jogue, Ferguson tem problemas com a dupla de zaga titular: Nemanja Vidic está suspenso e Rio Ferdinand é dúvida.

Também no domingo, o Wolverhamtpon recebe o Tottenham, às 13 horas (Brasília).

Leia tudo sobre: LiverpoolManchester UnitedInglaterraFutebol Mundial

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG