Tamanho do texto

Com sete jogos, Brasília será tão usada quanto o Rio de Janeiro. Recife, Porto Alegre e Curitiba viram coadjuvantes

Divulgada oficialmente pela Fifa na tarde desta quinta-feira, a tabela da Copa do Mundo de 2014 deixa clara a influência política para determinar o "status" de cada sede na competição que será disputada no Brasil. Mesmo com tradição futebolística mínima, Brasília será uma das cidades que mais receberá jogos do Mundial, deixando em segundo plano centros cujos clubes tem papéis de protagonistas na história do esporte no país.

Veja a tabela da Copa do Mundo de 2014

A capital federal receberá sete partidas ao longo da Copa, incluindo a decisão pelo terceiro lugar, na véspera da final. Apenas o Rio de Janeiro sediará o mesmo número de jogos. Enquanto isso, São Paulo e Belo Horizonte receberão seis partidas cada uma, incluindo as semifinais - e, no caso da capital paulista, também a partida de abertura do torneio .

Leia também: Corinthians comemora abertura e "se apropria" da Copa de 2014

A comparação se torna ainda mais chamativa quando opõe Brasília aos principais centros do futebol fora da região Sudeste. Porto Alegre, assim como Recife, receberá cinco jogos . Porém, mais que o menor número de partidas, as cidades se tornam coadjuvantes por conta da importância dos confrontos que receberão. Cada uma sediará, além de jogos da fase de grupos, apenas uma partida eliminatória, nas oitavas de final.

Confira a distribuição dos 64 jogos da Copa 2014 pelas 12 cidades-sede:

Sede Número de jogos Tipo de jogo Clubes na Série A Títulos na Série A

Rio de Janeiro

7 primeira fase, oitavas de final, quartas de final e final 4 15

Brasília

 7 primeira fase, oitavas de final, quartas de final e 3º lugar  0  0

São Paulo

 6 abertura, primeira fase, oitavas de final e semifinal  4  27

Belo Horizonte

 6  primeira fase, oitavas de final e semifinal  3  3

Salvador

 6  primeira fase, oitavas de final e quartas de final  1  2

Fortaleza

 6  primeira fase, oitavas de final e quartas de final  1  0

Porto Alegre

 5  primeira fase e oitavas de final  2  5

Recife

 5  primeira fase e oitavas de final  0  1

Curitiba

 4  primeira fase  2  2

Natal

 4  primeira fase  0  0

Cuiabá

 4  primeira fase  0  0

Manaus

 4  primeira fase 0  0

Participação ainda menor será a de Curitiba. A capital paranaense receberá apenas quatro jogos, mesmo número das sedes com menor tradição futebolística entre aquelas que sediarão a Copa, Cuiabá, Manaus e Natal. Além disso, serão apenas partidas válidas pela primeira fase e apenas um jogo de uma seleção cabeça de chave.

Os "privilégios" por conta de fatores políticos também podem ser observados na trajetória da seleção brasileira ao longo do Mundial. Cabeça de chave do grupo A, a equipe nacional fará sua estreia em São Paulo e, ainda na primeira fase, passará pela capital Brasília e por Fortaleza, outra sede "aliada" do presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa, Ricardo Teixeira, por meio do deputado federal e ex-governador Ciro Gomes.

Veja como está o andamento das obras nos 12 estádios da Copa de 2014.