Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Shakhtar Donetsk vence Roma na Itália com três gols brasileiros

Luiz Adriano, Douglas Costa e Jadson marcaram no 1º tempo. Jogo acabou 3 a 2 na ida das oitavas da Liga

Gazeta |

Mesmo jogando em casa, a Roma sucumbiu para o Shakhtar Donetsk por 3 a 2 e se complicou nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Com gols dos brasileiros Jadson, Douglas Costa e Luiz Adriano, o time do técnico Mircea Lucescu pode até perder por 1 a 0 e 2 a 1 em casa que se classifica à próxima fase.

O time italiano, que marcou com Perrotta e Menez, tem um objetivo duríssimo, pois o ucraniano venceu todas as 16 partidas que disputou em casa nesta temporada, contando o campeonato nacional, a própria Champions, a Copa da Ucrânia e a Supercopa do país. Além disso, foram 42 gols a favor e apenas quatro contra.

O Shakhtar, inclusive, não jogava uma partida oficial desde 8 de dezembro, quando venceu o Braga por 2 a 0 na última rodada da fase de grupos da principal competição europeia. Nesse período, que corresponde à paralisação de inverno do Campeonato Ucraniano, de volta em março, foram cinco vitórias em nove amistosos.

A difícil missão da Roma, sem Menez e Cassetti, que receberam cartão amarelo e estão suspensos, terá início em 8 de março, às 16h45 (Brasília), no estádio Donbass Arena, em Donetsk.

AFP
Luiz Adriano chuta na saída de Doni e marca para o Shakhtar Donetsk

O jogo
A Roma começou no campo de ataque, primeiro pela direita, com Cassetti, depois pela esquerda, com Riise tabelando com Taddei, mas nenhuma das investidas ameaçou o goleiro Pyatov. O Shakthar respondeu com Rat, pela lateral esquerda, cruzando na segunda trave, mas Jadson foi travado pelo lateral norueguês.

A melhor chance aconteceu aos 20 minutos, quando Totti cobrou escanteio da esquerda, mas Burdisso cabeceou errado, apesar de estar livre dentro da pequena área.

O jogo ficou quente aos 28 minutos, quando Taddei cruzou da esquerda e Perrotta, na segunda trave, completou de cabeça. A bola ainda bateu em Rat antes de balançar as redes do Shakhtar. Na saída de bola, Jadson pegou rebote na entrada da área e chutou, De Rossi tentou desviar, mas Doni sofreu o gol de empate.

O próximo time a atacar foi novamente o ucraniano, aos 35 minutos, quando Douglas Costa caminhou pelo lado direito do campo, cortou velozmente para o centro e bateu, o goleiro brasileiro não conseguiu chegar na bola e sofreu o segundo gol do Shakthar.

A Roma tentou responder com Vucinic, que fez boa jogada pelo lado direito, cortando para a perna canhota e errando por pouco o ângulo de Pyatov. No entanto, quem marcou foi o time de Douglas Costa, que aproveitou um tropeção de Riise e tocou para Luiz Adriano. Cara a cara com Doni, o brasileiro não teve problemas para ampliar.

No segundo tempo, Menez diminuiu aos 16 minutos, quando cruzou a intermediária ucraniana e bateu colocado, no ângulo de Pyatov. A partir de então, a Roma tentou pressionar o time ucraniano, mas a melhor chance, nos pés de Totti, no final do jogo, foi finalizada sem força e Pyatov impediu o empate.

FICHA TÉCNICA
ROMA 2 X 3 SHAKHTAR DONETSK

Local: Estádio Olímpico, em Roma (Itália)
Data: 16 de fevereiro de 2011, quarta-feira
Horário: 17h45 (Horário de Brasília)
Árbitro: Olegário Benquerença (Portugal)
Assistentes: João Santos e Bertino Miranda (ambos de Portugal)
Cartões amarelos: Perrotta, Casseti e Menez (Roma); Luiz Adriano, Rakitsky, Pyatov e Chygrynskiy (Shakhtar)

Gols:
ROMA: Perrotta, aos 28 minutos do primeiro tempo, e Menez, aos 16 minutos do segundo tempo
SHAKHTAR: Jadson, aos 19 minutos do primeiro tempo, Douglas Costa, aos 35 minutos do primeiro tempo e Luiz Adriano aos 41 minutos do primeiro tempo

ROMA: Doni, Cassetti, Burdisso, Mexes e Riise (Castellini); De Rossi, Perrotta, Taddei e Menez; Vucinic (Borriello) e Totti
Técnico: Claudio Ranieri

SHAKHTAR DONETSK: Pyatov; Srna, Chygrynskiy, Rakitsky e Rat; Mkhitaryan (Vitsenets), Hubschman, Jadson (Alex Teixeira), Douglas Costa (Eduardo) e William; Luiz Adriano
Técnico: Mircea Lucescu

Veja as imagens desta quarta-feira pela Liga

Leia tudo sobre: liga dos CampeõesShakhtarRomafutebol mundialitália

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG