Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Sem Santos, Copa BR estreia com meninas visando Olimpíadas

Atletas terão a chance de mostrar serviço e garantir vaga no elenco que busca o ouro em Londres

Gazeta |

Realizando inter-temporadas na Granja Comary desde o começo do ano, Jorge Barcellos tem dado mostras da equipe que vai levar a Londres para a disputa dos Jogos Olímpicos. No entanto, faltando cerca de quatro meses para a disputa na Inglaterra, novidades podem surgir e por isso o treinador da Seleção Brasileira estará atento à Copa do Brasil de futebol feminino, que tem início neste sábado.

Deixe sua mensagem e comente a notícia com outros torcedores

Em sua sexta edição, o torneio feminino tem como novidade a ausência do Santos . Maior vencedor da competição com dois títulos, o time das Sereias da Vila foi desfeito em janeiro após problemas financeiros do clube que também parou seus investimentos no futsal.

Apesar de o fato ter gerado lamentações e alguns protestos à época, agora ele é minimizado. Para as atletas, a ausência da equipe santista acabou reforçando os demais times e, consequentemente, aumentando a competitividade da Copa do Brasil.

Leia mais: Érika chora com fim do futebol feminino, e Santos "culpa" Neymar

"O Santos era uma grande equipe, mas as meninas que saíram foram para outros lugares, então outros times vêm reforçados e fortes para a competição", analisou a atacante Kethlen, que aponta, além do ‘seu’ Vitória de Pernambuco, o atual campeão Foz Cataratas e o ‘dono da América’, São José dos Campos como os principais candidatos a levantar a taça da competição nacional.

Outro que vem forte na briga pelo título é o Centro Olímpico. Estreando na Copa do Brasil, o time de São Paulo aposta nas ex-santistas para vencer a forte concorrência. O entrosamento, além da mescla de juventude com experiência, é a maior virtude da equipe em 2012.

"A expectativa é muito grande, é o primeiro ano do clube, que investiu forte e apostou em um grupo novo. Ter novos clubes é muito importante para a modalidade. Nossa equipe já tem entrosamento e por isso acho que vamos competir de igual para igual com o Foz, Vitória e São José", declarou Maurine, uma das muitas meninas que migraram do Santos para o Centro Olímpico.

A veterana, contudo, terá que se ausentar durante a competição. Convocada para amistosos nos Estados Unidos e Japão, ela viaja com a Seleção Brasileira em 20 de março. "Isso vai acontecer com muitas meninas em muitos clubes. Mas creio que nossa equipe tem peças de reposição de muita qualidade", apostou.

Mesma sorte não teve Kethlen. Artilheira do Sul-americano sub-20, que aconteceu em janeiro, a atletado Vitória torcia para também desfalcar sua equipe, mas não foi lembrada pelo técnico Jorge Barcellos na última convocação. O fato não desanimou a jovem de 20 anos que espera levar o time de Pernambuco à conquista da Copa do Brasil e, com isso, conquistar o comandante da Seleção a tempo de ser chamada para integrar a delegação que busca a medalha olímpica em Londres.

Leia também: Liga americana é suspensa e Marta fica sem clube

"Eu tinha esperança de ser convocada, mas as atacantes que estão lá são muito boas. Meu objetivo agora é ir bem no Pernambucano e na Copa do Brasil para, quem sabe, ter a chance de ir para a Seleção principal e jogar uma Olimpíada", torceu Kethlen.

A primeira rodada da Copa do Brasil 2012 está marcada para este sábado, quando 30 times entram em campo - apenas Kidermann-SC e Atlântico-RS estreiamno dia 31 de março. O campeonato será disputado em cinco fases, no sistema mata-mata. Na primeira, as equipes estão dispostas em grupos regionalmente (grupos 1 a 8 - região Norte e Nordeste; grupos 9 a 16 - Centro-Oeste, Sul e Sudeste) para facilitar o deslocamento. O mandante do jogo de volta é sempre aquele pertencente à federação melhor posicionada no ranking da Confederação Brasileira de Futebol. E uma vitória por três ou mais gols na primeira partida garante classificação antecipada. O mesmo ocorre nas oitavas de final.

Confira a primeira rodada da Copa do Brasil:

15h00 - Comercial-ES x São José dos Campos-SP
15h00 - Cesmac-AL x São Francisco-BA
15h00 - Clube Jaó-GO x Atlético-MG
15h00 - Cepe Caxias-RJ x Centro Olímpico-SP
16h00 - Boca Júnior-SE x Vitória-PE
16h00 - Ascoop-DF x Vasco da Gama-RJ
16h00 - Campo Grande-MS x Foz Cataratas-PR
20h30 - Baré-RR x Oratório-AP
20h30 - Amazônia-AC x Iranduba-AM
20h30 - Flamengo-PI x Caucaia
20h30 - Intercap-TO x Viana-MA
20h30 - Santos-RO x Pinheirense-PA
20h30 - Botafogo-PB x América-RN
20h30 - Serra-MT x Iguaçu-MG
20h30 - Flores da Cunha-RS x Francana-SP

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG