Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Sem garantias financeiras, Comitê Local de 2014 recebe cronograma de obras do estádio do Corinthians

Arena que será construída em Itaquera vai receber o jogo de abertura do Mundial. Corinthians espera aval da Fifa para antecipar obras e pedir empréstimo em banco privado, caso necessário

iG São Paulo |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237861648202&_c_=MiGComponente_C

O comitê paulista encaminhou na manhã desta quarta-feira documentos oferecendo o novo estádio a ser construído no bairro de Itaquera, em São Paulo, para ser utilizado na Copa do Mundo de 2014. No texto da carta assinada pelo secretário de planejamento do Estado de São Paulo, Francisco Vidal Luna, a exclusão do projeto do Morumbi é citada  e o estádio corintiano está apresentado como pretendente a receber o jogo de abertura do Mundial.

Anexo a essa correspondência do Corinthians, estão as informações sobre o cronograma de implantação, bem como desenhos do anteprojeto de arquitetura, que segundo aquela agremiação atende os requisitos do caderno de encargos da Fifa, diz o texto assinado por Vidal Luna.

O cronograma apresentado aponta o início das obras para março de 2011 e término no último trimestre de 2013. Mas isso, segundo apurou o iG, pode mudar se a Fifa aprovar o projeto rapidamente e sem muitas alterações. Caso a entidade faça questão que São Paulo receba jogos da Copa das Confederações, em junho de 2013, o Corinthians e a Odebrecht, construtora parceira do clube na obra, podem antecipar o início ainda para o final de 2010.

Para isso, porém, o empréstimo de R$ 400 milhões que a construtora fará com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) teria que ser antecipado. O problema é que o pedido oficial ainda nem foi feito. A diretoria corintiana pensa então em um plano B caso a Fifa aprove com velocidade e peça que a obra comece logo, clube e construtora podem pegar empréstimo em um banco privado para iniciar a construção enquanto aguarda o financiamento BNDES.

Agora, o Comitê Organizador da Copa do Mundo, com o projeto em mãos, passará a analisar tecnicamente os detalhes da proposta, assim como aconteceu com os outros 11 projetos. A entidade também poderá propor mudanças para que o estádio esteja de acordo com as recomendações da Fifa.

Na última segunda-feira, o presidente do Comitê Local de 2014 e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, esteve em São Paulo para anunciar que o estádio de Itaquera seria a sede paulista na Copa. No evento, o dirigente não soube informar como o clube financiará a obra.

Leia tudo sobre: copa 2014copa do mundocorinthians

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG