Time paulista é o único dos 20 clubes do Brasileirão que ainda não recebeu cartão vermelho

O Corinthians , que já recebeu o troféu fair play no Campeonato Paulista deste ano, é o único time deste Campeonato Brasileiro que ainda teve jogadores expulsos em 17 rodadas. É também o time que recebeu menos cartões amarelos entre os 20 clubes do campeonato. Os números são da Footstats e estão disponíveis no aplicativo iG Esporte para iPhone e iPad .

Ralf é exemplo do estilo que Tite apregoa no Corinthians
AE
Ralf é exemplo do estilo que Tite apregoa no Corinthians

Siga a página do iG Corinthians no Twitter

Até agora, foram 34 cartões amarelos para jogadores corintianos, dois por jogo em média. Apenas sete foram suspensos até agora: Chicão (duas vezes), Ralf, Danilo, Paulinho, Fábio Santos, Jorge Henrique e Liedson. O Atlético-GO, com 35 amarelos e um vermelho é o segundo time mais disciplinado do Brasileiro.

Entre para a torcida virtual do Corinthians

Os números satisfatórios do Corinthians em relação aos cartões recebidos contradizem com outro recorde do time neste Brasileiro. A equipe de Tite é aquela que mais desarma, ou seja, mais tenta roubar a bola do adversário. Foram 493 desarmes bem sucedidos. O Palmeiras, segundo no quesito, roubou 441 bolas sem falta.

Tenha as estatísticas no seu iPhone e faça comparações entre times e jogadores

“O número (de desarmes) está alto porque o time está bem fisicamente. Se você está bem fisicamente, não precisa fazer falta porque você chega antes e se antecipa ao atacante, se não está bem fisicamente fica difícil e você acaba fazendo a falta”, diz Ralf.

Nem combatendo tanto, brigando pela posse de bola, o Corinthians tem feito mais faltas do que as necessárias. Foram 272 faltas cometidas no Brasileiro. Somente Ceará (268) e Atlético-PR (269) fizeram menos faltas.

Quando perguntado a respeito do que levaria o Corinthians a se manter entre os melhores sem usar do anti-jogo ou do abuso de faltas, Tite tem uma resposta padrão desde o início do ano. “Dá pra competir duro sendo leal, sem dar pontapé”, diz o técnico.

No Campeonato Paulista, apesar de ter recebido troféu de fair play - que premia o dono da menor média de cartões recebidos - o Corinthians teve quatro expulsos. Até por isso, Tite prometeu dar um puxão de orelha no elenco para evitarem cartões bobos . E parece que deu certo. O último cartão vermelho recebido por jogadores do Corinthians aconteceu em março, em clássico contra o São Paulo. No ano, foram apenas cinco expulsões (Ramirez, Paulinho, Jorge Henrique, Dentinho e Alessandro).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.