Jogos de Londres, em 2012, será próximo torneio oficial, mas treinador não sabe com quem poderá contar

Mano Menezes fracassou em seu primeiro torneio oficial no comando da seleção brasileira ao cair nas quartas de final da Copa América e terá mais dois campeonatos oficiais até o Mundial de 2014, que será no Brasil: os Jogos Olímpicos de Londres , em 2012, e a Copa das Confederações de 2013, em casa. As Olimpíadas são realizadas com jogadores sub 23, com exceção de três atletas que podem ultrapassar essa idade, o que transforma a competição em um problema ao treinador por dois motivos: na Copa América os veteranos, como Lúcio e Julio Cesar, se fortaleceram, mas nem todos poderão estar na Inglaterra. E, segundo, que faltam boas opções de jovens para o setor defensivo.

“Vamos trabalhar o time olímpico ao mesmo tempo em que realizaremos amistosos com o time principal. As Olimpíadas tem um diferencial, que é não ser um evento Fifa (o que não obriga a liberação dos jogadores). Ou seja, os atletas têm que negociar diretamente com seus clubes”, lembrou Mano Menezes. A medalha de ouro é algo inédito para o país e treinadores já perderam o cargo por fracassarem no torneio – Vanderlei Luxemburgo, em 2000 (Sydney), saiu depois de perder para Camarões nas quartas de final. Em 2008, em Pequim, Dunga apanhou da Argentina na semifinal e balançou no cargo até se estabilizar nas Eliminatórias.

Por tudo isso Mano Menezes sabe da importância de ir bem, o problema é que desconhece com quem poderá contar na competição que será disputada em julho de 2012. Seu setor ofensivo da Copa América, por exemplo, é quase todo formado por jogadores com idade para jogar. Neymar e Paulo Henrique Ganso, hoje no Santos, provavelmente estarão na Europa daqui um ano e terão que acertar com os novos clubes – se permanecerem no Brasil a negociação para uma liberação seria mais fácil porque a diretoria santista é aliada da CBF (Confederação Brasileira Futebol). Já Alexandre Pato pode começar em breve a tratativa com o Milan para estar em Londres.

“Vamos usar os jogadores com calma, não podemos nos precipitar”, disse o treinador. A resposta dá a entender que não testará jogadores com idade olímpica em jogos mais complicados, como o de 10 de agosto, contra a Alemanha, em Stuttgart, e contra Espanha e Itália, ainda sem data e locais confirmados. Ele poderá utilizar alguns contra a Argentina, que terá um time B, na reedição da Copa Rocca, em dois jogos (dia 14 de setembro na Argentina e 21 de setembro no Brasil).

Julio Cesar é um dos veteranos que pretendem ir às Olimpíadas de Londres
AE
Julio Cesar é um dos veteranos que pretendem ir às Olimpíadas de Londres
Defesa
Desde que assumiu, em julho de 2010, Mano convocou alguns jogadores com idade olímpica. Para o gol, por exemplo, chamou Renan, ex-Avaí e hoje no Corinthians e Gabriel, garoto de 18 anos do Cruzeiro. Para o meio e ataque tem bons nomes, como Ganso, Lucas, Neymar e Pato, que estão nos planos. O problema, porém, é a defesa. De todos os convocados até agora pelo treinador há quase um ano, somente dois era defensores com idade olímpica: o zagueiro Breno, do Bayern de Munique, e o lateral-direito Rafael, do Manchester United.

Por isso, um dos dois zagueiros, Lúcio ou Thiago Silva, deverão estar na lista. Pela liderança, e depois de cobrar publicamente dos mais jovens seriedade, o primeiro hoje seria o mais cotado. O goleiro Julio Cesar é outro que quer estar em Londres, como contou em entrevista exclusiva ao iG durante a Copa América.

O técnico Mano Menezes acompanhará in loco parte do Mundial sub 20, que será realizado do final de julho a agosto na Colômbia. Em conjunto com o coordenador das categorias de base Ney Franco, poderá analisar jogadores que poderão estar nas Olimpíadas, torneio importante para que o técnico esteja no banco de reservas em 2014.

“Continuamos produzindo grandes jogadores, que passam pela base bem, mas que não conseguem produzir quando chegam à seleção principal. É isso que precisamos mudar, mas demora um pouco para produzir efeito”, disse Mano.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.