Tamanho do texto

Além das longas distâncias, equipes terão que enfrentar temperaturas diferentes e fuso horário por causa do calendário do Mundial

Existem seleções terão que viajar cerca de 3,6 mil quilômetros dentro do Brasil para disputar os três jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014 , segundo a tabela divulgada nesta quinta-feira pela Fifa , em evento ocorrido na sede oficial da entidade, em Zurique. As enormes distâncias do país e o empenho das autoridades em levar a Copa a todas as regiões do país resultarão em grandes deslocamentos.

Leia também: Rio terá jogo da seleção brasileira apenas em eventual final

O Mundial acontecerá do dia 12 de junho ao dia 13 de julho de 2014 nas cidades de São Paulo (sede da abertura), Rio de Janeiro (que receberá a final), Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, Manaus e Cuiabá.

Um cabeça de chave, o do Grupo E, começará a Copa em Brasília, em 15 de junho, um domingo, depois viajará mil quilômetros rumo a Salvador, onde entrará em campo na sexta-feira seguinte, e concluirá o percurso em Manaus, a 2,6 mil quilômetros de distância.

Além do tempo de viagem, as delegações enfrentarão mudanças de clima, já que Brasília viverá uma época de umidade baixa, Salvador deverá ter temperaturas agradáveis e Manaus deverá apresentar temperaturas mais altas, além de umidade elevada. Também haverá mudanças de fuso horário, já que as capitais do Amazonas e do Mato Grosso tem nos relógios uma hora a menos que nas outras sedes.

Veja mais: São Paulo espera mais de R$ 1 bi com abertura da Copa

A equipe que ficar como quarta integrante do grupo E percorrerá aproximadamente 3,4 mil quilômetros, com sete horas de voo no total, para passar de Porto Alegre e Curitiba, com inverno mais rigoroso, a Manaus.

Algumas seleções iniciarão a campanha em uma região, viajarão para outra e voltarão para a primeira. É o caso da cabeça de chave do grupo D, que estreará em Fortaleza, passará por São Paulo e regressará para a Região Nordeste para entrar em campo em Natal.

A seleção brasileira é a única que sabe seu percurso, ao ter sido colocada como cabeça de chave do grupo A. A equipe anfitriã também não ficará livre das longas viagens, já que iniciará a campanha em São Paulo, passará por Brasília e encerrará a caminhada na primeira fase em Fortaleza.

Veja como está o andamento das obras nas sedes da Copa:

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.