Time perdeu para rivais mais fortes e teve pior colocação na história na Copa América. Amistoso desta segunda será no Catar

Há 15 meses no cargo, Mano Menezes viveu momentos tensos em 2011
AFP
Há 15 meses no cargo, Mano Menezes viveu momentos tensos em 2011
A seleção brasileira faz nesta segunda-feira, às 15h, a sua última partida em 2011. Contra o Egito, no estádio do Al Rayyan, em Doha, no Catar, a equipe encerra um ano que foi tenso em alguns momentos para o seu treinador Mano Menezes.

Em 14 jogos, o time teve um aproveitamento de 61,9%, com sete vitórias, cinco empates e duas derrotas. A única vitória contra um time do top 10 do ranking Fifa foi contra a Argentina. Porém, no confronto, vencido por 2 a 0 em setembro , no Pará, não estavam os jogadores que atuam na Europa, a grande maioria dos principais destaques argentinos.

Contra equipes tradicionais, a seleção perdeu para a França e Alemanha e empatou com a Holanda, quando foi vaiada em Goiânia . Em 2011, a seleção de Mano disputou sua primeira competição oficial, a Copa América. Na Argentina, o time foi eliminado nos pênaltis para o Paraguai , nas quartas de final, e amargou a pior classificação na história do torneio .

A queda precoce registrou o auge de tensão na era Mano. Até mesmo amistosos contra equipes mais fortes como Espanha e Itália foram adiados para 2012. Gana, Gabão e Egito entraram na lista de adversários . Contra os dois primeiros africanos, o Brasil venceu.

Para o jogo desta segunda-feira, Mano Menezes terá o retorno de três jogadores considerados titulares da equipe e que não atuaram na vitória contra o Gabão : Daniel Alves, Thiago Silva e Lucas Leiva. No ataque, o técnico manteve o mesmo trio ofensivo da ultima partida, com Bruno Cesar, Jonas e Hulk. A equipe que enfrentará o Egito terá Diego Alves, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Alex Sandro; Lucas Leiva, Fernandinho, Hernanes e Bruno César; Jonas e Hulk.

Rival com chefe novo
Ex-técnico da seleção americana, Bob Bradley vai estrear no comando do Egito contra o Brasil. Os egípcios não se classificaram para a Copa Africana de Nações, que acontece em 2012, no Gabão e na Guiné Equatorial. Eles ainda disputam as eliminatórias para a Copa de 2014, no Brasil. 

FICHA TÉCNICA - BRASIL x EGITO
Local:
Estádio do Al Rayyan, em Doha, no Catar
Horário: 15h (de Brasília)
Árbitro: Não divulgada

Brasil: Diego Alves, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Alex Sandro; Lucas Leiva, Fernandinho, Hernanes e Bruno César; Jonas e Hulk. Técnico: Mano Menezes

Egito: El-Hadary, Gomaa, Fathi, Fathallah e El Mohamady; Hassan, Ghaly, Abd Rabou e Razek; Meteb, Zidan. Técnico: Bob Bradley 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.