Tamanho do texto

Ideia de Mano Menezes é levar parte do time que está disputando Mundial, na Colômbia, para torneio em outubro no México

AFP
Mano comandará time nas Olimpíadas de Londres. No Pan, Ney Franco será o técnico
O técnico Mano Menezes quer uma seleção brasileira sub 20 nos Jogos Pan-Americanos de Guadalaraja, em outubro. A equipe teria como base o grupo que está disputando o Mundial da categoria na Colômbia. Nesta quarta-feira, o time disputa a semifinal do torneio contra o México, às 22h.

Um problema para levar os principais jogadores da seleção sub 20 para o Pan 2011 é que isso desfalcaria alguns clubes no Campeonato Brasileiro . O torneio será disputado na segunda quinzena de outubro, próximo da reta final do torneio nacional, que termina no início de dezembro.

Casemiro, do São Paulo , Oscar, do Internacional , e Danilo, do Santos , são exemplos de jogadores titulares nas suas equipes que estão no sub 20 e poderiam ser chamados para o Pan 2011, que será realizado em Guadalajara, no México. “Teremos a sensibilidade de não prejudicar os clubes”, afirmou o diretor de comunicação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rodrigo Paiva. Pelo fato do Pan não ser um torneio da Fifa, os clubes não são obrigados a liberar os jogadores.

Maus resultados transformam Pan em preparação

Levar ao Pan uma seleção sub 20 e não sub 17, como foi feito nas últimas edições do evento, virou parte crucial do processo de preparação para as Olimpíadas de 2012, em Londres. O evento na Europa marca a próxima competição oficial da era Mano Menezes, sendo que na primeira, a Copa América, o Brasil foi eliminado nas quartas de final. Soma-se ao fiasco o mau retrospecto do Brasil de Mano contra seleções fortes - nenhuma vitória até aqui -, e eis a necessidade do já contestado técnico em chegar ao Reino Unido com o time mais capacitado possível - nas Olimpíadas, é permitido a convocação de uma equipe sub 23 reforçada por três jogadores acima dessa idade.

Como não pretende usar amistosos em data Fifa para treinar o time olímpico, Mano viu no Pan a melhor oportunidade para avaliar e testar os jogadores visando às Olimpíadas, quando um novo fracasso pode pesar para sua saída da seleção. No México, o Brasil deverá ser comandando por Ney Franco.

Até agora, poucas chances aos olímpicos

Apesar de ter e assumir a missão de renovar a seleção, Mano Menezes deu poucas chances a jogadores com idade olímpica na equipe principal do Brasil. Neymar e Ganso, do Santos, e Pato, do Milan, são os únicos sub 23 que estiveram no grupo nas últimas convocações e terão idade para jogar as Olimpíadas de Londres.

Após a derrota para a Alemanha, no último dia 10, em Stuttgart, o técnico da seleção colocou a Olimpíada de Londres como limite para testes no time. "Tenho traçado como caminho fazer isso até as Olimpíadas. E que de lá para frente temos que ter 90 % definido, escolhido para poder trabalhar em cima para 2014", afirmou.

Jogadores da seleção sub20 comemoram vitória contra Espanha no Mundial da categoria
Getty Images
Jogadores da seleção sub20 comemoram vitória contra Espanha no Mundial da categoria


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.