Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Seleção deve ter sub 20 no Pan e pode desfalcar times no Brasileiro

Ideia de Mano Menezes é levar parte do time que está disputando Mundial, na Colômbia, para torneio em outubro no México

Paulo Passos, iG São Paulo |

AFP
Mano comandará time nas Olimpíadas de Londres. No Pan, Ney Franco será o técnico
O técnico Mano Menezes quer uma seleção brasileira sub 20 nos Jogos Pan-Americanos de Guadalaraja, em outubro. A equipe teria como base o grupo que está disputando o Mundial da categoria na Colômbia. Nesta quarta-feira, o time disputa a semifinal do torneio contra o México, às 22h.

Um problema para levar os principais jogadores da seleção sub 20 para o Pan 2011 é que isso desfalcaria alguns clubes no Campeonato Brasileiro . O torneio será disputado na segunda quinzena de outubro, próximo da reta final do torneio nacional, que termina no início de dezembro.

Casemiro, do São Paulo , Oscar, do Internacional , e Danilo, do Santos , são exemplos de jogadores titulares nas suas equipes que estão no sub 20 e poderiam ser chamados para o Pan 2011, que será realizado em Guadalajara, no México. “Teremos a sensibilidade de não prejudicar os clubes”, afirmou o diretor de comunicação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rodrigo Paiva. Pelo fato do Pan não ser um torneio da Fifa, os clubes não são obrigados a liberar os jogadores.

Maus resultados transformam Pan em preparação

Levar ao Pan uma seleção sub 20 e não sub 17, como foi feito nas últimas edições do evento, virou parte crucial do processo de preparação para as Olimpíadas de 2012, em Londres. O evento na Europa marca a próxima competição oficial da era Mano Menezes, sendo que na primeira, a Copa América, o Brasil foi eliminado nas quartas de final. Soma-se ao fiasco o mau retrospecto do Brasil de Mano contra seleções fortes - nenhuma vitória até aqui -, e eis a necessidade do já contestado técnico em chegar ao Reino Unido com o time mais capacitado possível - nas Olimpíadas, é permitido a convocação de uma equipe sub 23 reforçada por três jogadores acima dessa idade.

Como não pretende usar amistosos em data Fifa para treinar o time olímpico, Mano viu no Pan a melhor oportunidade para avaliar e testar os jogadores visando às Olimpíadas, quando um novo fracasso pode pesar para sua saída da seleção. No México, o Brasil deverá ser comandando por Ney Franco.

Até agora, poucas chances aos olímpicos

Apesar de ter e assumir a missão de renovar a seleção, Mano Menezes deu poucas chances a jogadores com idade olímpica na equipe principal do Brasil. Neymar e Ganso, do Santos, e Pato, do Milan, são os únicos sub 23 que estiveram no grupo nas últimas convocações e terão idade para jogar as Olimpíadas de Londres.

Após a derrota para a Alemanha, no último dia 10, em Stuttgart, o técnico da seleção colocou a Olimpíada de Londres como limite para testes no time. "Tenho traçado como caminho fazer isso até as Olimpíadas. E que de lá para frente temos que ter 90 % definido, escolhido para poder trabalhar em cima para 2014", afirmou.

Getty Images
Jogadores da seleção sub20 comemoram vitória contra Espanha no Mundial da categoria


 

Leia tudo sobre: seleção brasileiraNey FrancoMano MenezesPan 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG