Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Se for campeão, Vasco quebra vários tabus na era pontos corridos

Time será o 1º a não vencer nenhum turno e ainda acabará com escrita invicta do Flamengo contra cariocas

Hilton Mattos, iG Rio de Janeiro |

Se o Vasco for campeão brasileiro de 2011, o clube terá atingido um feito inédito. Pela primeira vez na era pontos corridos (desde 2003), jamais um time venceu sem ter conquistado um dos dois turnos. Outra curiosidade: nas oito edições anteriores, o título nunca deixou de ser do líder da penúltima rodada. E, por fim, para chegar ao quinto título nacional de sua história – vencera em 1974, 89, 97 e 2000 -, precisa ganhar do Flamengo e torcer pela derrota do Corinthians para o Palmeiras .

Vasco quer o título e Flamengo, a Libertadores. Veja a classificação do Brasileiro

Secar o líder da competição não será o maior dos problemas, já que o time de Tite ainda não pontuou contra o eterno rival na atual temporada. O problema é quebrar a escrita em cima da equipe rubro-negro, que em 2011 ainda não sabe o que é perder um clássico regional. Portanto, será uma rodada cercada de tensão e tabus.

VEJA TAMBÉM: Torcedores dão apoio total ao Vasco na chegada do Chile

Gazeta Press
Ronaldinho e Thiago Neves festejam o título estadual após vitória nos pênaltis sobre o Vasco
A história mostra que os campeões no sistema atual da competição faturaram pelo menos um dos turnos. O primeiro vencedor foi o Cruzeiro (campeão nas duas fases), o Santos repetiu o feito mineiro em 2004. No ano seguinte, o Corinthians ficou com o título depois de levar o primeiro turno (o Internacional ficou com o segundo). Em 2006 e 2007, o São Paulo de Muricy Ramalho também foi superior nas duas fases.

VEJA TAMBÉM: Cristóvão diz que derrota para La U não vai interferir no domingo

Em 2008, deu São Paulo novamente, mas somente no segundo turno o time deu uma arrancada - deu Grêmio no primeiro turno. No ano seguinte foi a vez de o Flamengo surpreender nas últimas rodadas e ficar com o título, mas o Internacional foi melhor na primeira fase. E em 2010 deu Fluminense , que viu o Grêmio se aproximar e fazer melhor campanha no segunda metade da competição.

Este ano, o Corinthians venceu o primeiro turno e o Fluminense, fora da briga, não pode mais ser ultrapassado no segundo. Conclusão: caso a combinação de resultados favoreça o Vasco, o time fará história.

Outra missão cruzmaltina será tirar a invencibilidade do Flamengo em clássicos. Este ano, o time de Ronaldinho Gaúcho jogou 11 vezes contra seus velhos rivais cariocas. O Vasco foi sua vítima em duas oportunidades, ambas no estadual: 2 a 1 na Taça Guanabara e 0 a 0 (3 a 1 nos pênaltis) na final do Taça Rio, dando o título invicto e antecipado do Carioca ao rival rubro-negro. No primeiro turno do Brasileiro, 0 a 0 , partida marcada pelo AVC hemorrágico de Ricardo Gomes .

"A vitória do Palmeiras contra o Corinthians é um resultado que pode acontecer. Não há mistério. Tudo pode acontecer nesta última. Por isso nós vamos cheios de confiança enfrentar o Flamengo", comentou o técnico Cristóvão Borges.

Siga o Twitter do iG Vasco e receba notícias do time em tempo real

Contra Fluminense e Botafogo os números mostram superioridade contra o primeiro e mais equilíbrio diante do segundo. Foram quatro clássicos frente ao tricolor de Fred , com duas vitórias e dois empates. Já contra o alvinegro de Loco Abreu , três empates e apenas uma vitória.

Entre para a Torcida Virtual do seu time e comente os clássicos da última rodada

 

 

Leia tudo sobre: vascobrasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG