Equipe alemã venceu fora de casa. Portugueses ficaram com uma vaga na Liga Europa graças ao Lyon

Com a primeira posição já garantida, o Schalke entrou em campo sem muita pressão e venceu sem dificuldades o Benfica que apenas lutava para manter-se na terceira posição e assegurar a vaga para a Liga Europa. O Lyon empatou com Hapoel Tel-Aviv e passou em segundo no Grupo B da Liga dos Campeões.

Precisando do resultado, o Benfica entrou com um time ofensivo e começou pressionando principalmente com Cardozo. No entanto, aos 20 minutos do primeiro tempo, o Schalke saiu na frente depois de cruzamento pela direita que bateu no "ombro" de Raul e sobrou na entrada na pequena área para Jurado apenas empurrar para o fundo da rede.

Depois do gol, o Benfica até esboçou reação com chute do meia Carlos Martins. A equipe alemã logo respondeu com nova empreitada pela direita, mas Raúl chegou atrasado na bola que daria o segundo gol do alemão. Aos 41 minutos, os portugueses quase chegaram ao empate, mas Howard Webb, anulou o gol de Saviola, que estava impedido.

No segundo tempo, o técnico Jorge Jesus, mexeu na equipe lusa, buscando uma equipe mais ofensiva com a entrada do lateral Gaitan no lugar de Máxi Pereira. No meio de campo, quem saiu foi o volante César Peixoto para a entrada do argentino Pablo Aimar.

Com a pressão diante do empate do Hapoel Telaviv com o Lyon, o jogo ficou mais tenso e saíram os dois primeiros cartões amarelos, para Huntelaar, do Schalke e David Luiz, do Benfica. Aos 21 da etapa complementar, Neuer fez bela defesa e evitou o empate do time luso. Três minutos depois, Fábio Coentrão cruzou, mas Cardozo errou a bola e perdeu nova oportunidade.

Aos 26 minutos Saviola simulo um pênalti e recebeu o cartão amarelo. Em seguida, Aimar errou o gol por pouco. Novos cartões amarelos para Aimar, do Benfica, e Rakitic, do Schalke. Faltando nove minutos para o final da partida, depois de cobrança de escanteio a bola sobrou livre para Howedes que ficou cara a cara com o goleiro Roberto e marcou o segundo do Schalke.

Tentando garantir o resultado, Felix Magath colocou Matip no lugar de Kluge e Edu na vaga de Huntelaar que já tinha cartão amarelo. Aos 42, o brasileiro Luizão cabeceou a bola cruzada pela esquerda, diminuindo para o Benfica e sacramentando o resultado final da partida.

Lyon empata com Hapoel e assegura vaga do Benfica na Liga Europa
O já classificado Lyon empatou com o Hapoel Telaviv (2 a 2) nesta terça-feira, 7 de dezembro, e confirmou a segunda classificação no Grupo B da Copa dos Campeões. De quebra a equipe francesa ainda ajudou o Benfica, que com o resultado conseguiu a vaga para as oitavas de final da Liga Europa.

O Lyon saiu na frente aos 17 minutos do segundo tempo, com chute de Lisandro Lopez da entrada da área no canto esquerdo de Hugo Lloris. O empate do Hapoel veio pelo pé esquerdo Ben Sahar depois de passe do meia Eran Zahavi.

Surpreendentemente, a virada do Hapoel aconteceu depois de passe de Gal Shish para Eran Zahavi que chutou no canto superior esquerdo de Lloris. Quando tuo já parecia resolvido, Lacazette empatou para o Lyon e deu números finais ao confronto.

Com os resultados, o Schalke ficou com a primeira colocação com 13 pontos e o Lyon passou em segundo, com 12 pontos, para as oitavas da Copa dos Campeões. O Benfica ficou com 6 pontos e, na terceira posição, vai para as oitavas da Liga Europa. Já o Hapoel Telaviv ficou na última colocação, com 7 pontos e foi desclassificado das duas competições.

Os sorteios para as oitavas de final da opa dos Campeões e dos remanescentes para a Liga Europa foram marcados para o dia 17 de dezembro, em Nyon, na Suíça.

Na Copa dos Campeões, os primeiros colocados enfrentam os segundos classificados de cada grupo, sendo que não poderão existir confrontos entre equipes do mesmo país.

Já pela Liga Europa, participam do sorteio as equipes que passarem da fase de grupos e os terceiros colocados dos grupos da Copa dos Campeões. Nesta etapa, times do mesmo país e/ou que participaram da mesmo grupo na primeira fase, não poderão se enfrentar. Os vencedores de cada chave e os quatro melhores terceiros de cada chave, jogam a primeira partida do mata-mata em casa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.