Técnico do Flamengo vê vaga para a Libertadores como objetivo principal do ano da equipe carioca

Vipcomm
O Flamengo, de Luxemburgo, ficou na quarta colocação do Brasileiro e conseguiu vaga para a Libertadores 2012
Se o torcedor do Flamengo ficou insatisfeito com a perda do título do Campeonato Brasileiro , o técnico Vanderlei Luxemburgo viu o ano de 2011 praticamente perfeito para o clube. Isso porque ele entende que os objetivos foram alcançados, inclusive, o principal deles, que era conquistar uma vaga na próxima Copa Libertadores.

Leia mais: Flamengo ensaia plano B para contar com Ronaldinho em 2012

Na visão do treinador, ele chegou a ser mal interpretado ao insistir que a meta no segundo semestre era se classificar para o torneio continental. Alguns torcedores protestaram contra essa postura, dizendo que o Flamengo estava abdicando da conquista do Brasileirão.

"O pessoal confundiu uma situação. Achou que o nosso projeto, nosso planejamento, não era brigar por título. Claro que eu queria ser campeão brasileiro. Não é que eu abdiquei disso, trabalhamos para isso. Só decidi falar isso quando não tinha mais condição de ser campeão. Deixei bem claro que tinha de levar o Flamengo este ano para a Libertadores", disse Vanderlei Luxemburgo.

Confira ainda: Ronaldinho alega que Libertadores ajuda em sua permanência no Fla

O treinador insistiu que a vaga na Copa Libertadores tornou 2011 positivo. O Flamengo ganhou ainda o título do Campeonato Carioca de maneira invicta. Na Copa do Brasil, a eliminação veio nas quartas de final, diante do Ceará. Já na Copa Sul-americana, a pior participação em um torneio no ano: queda nas oitavas de final diante da Universidad de Chile, com direito a uma sonora goleada por 4 a 0 no Rio de Janeiro.

"O ano foi bom. Nosso projeto era levar o Flamengo à competição internacional, deixar o clube entre os melhores da América do Sul. A temporada termina dentro do contexto. Nosso planejamento era ganhar títulos. Ganhamos o Estadual de forma muito bonita, invictos. Na Copa do Brasil, poderíamos ter ido um pouquinho mais além, e no Brasileiro nunca ficamos abaixo do sétimo lugar. E não perdemos nenhum clássico regional", afirmou Vanderlei.

Agora, Vanderlei Luxemburgo está mantendo contatos diários com os dirigentes para a formação do elenco para a próxima temporada. "Estamos trabalhando, visando a temporada que vem há bastante tempo. Tanto com o elenco que temos, quanto direcionando situações. Agora, vamos direcionar mais forte, mas não podemos falar isso no momento", concluiu o técnico flamenguista.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.