Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

São Paulo empata com o Oeste e encerra primeira fase como líder

Time misto teve dificuldades e não conseguiu vencer em Mogi, mas se beneficiou da derrota do Palmeiras

Levi Guimarães, iG São Paulo |

null

Com apenas três titulares em campo, o São Paulo não conseguiu vencer o Oeste jogando em Mogi Mirim. Saiu atrás do rival do interior no primeiro tempo e só empatou aos 27 minutos da etapa final com um gol de Henrique, que acabara de entrar no jogo, substituindo Willian José. Mas, graças à derrota do Palmeiras para a Ponte Preta em Campinas, o time do Morumbi, com 41 pontos, encerrou a fase de classificação do Campeonato Paulista como líder.

Os muitos reservas escalados por Paulo César Carpegiani não conseguiram mostrar tanto serviço ao treinador como queriam e o time acabou tendo dificuldade até para empatar. Depois de um primeiro tempo ruim, quando saiu atrás por conta de um gol de Reinaldo, o time melhorou apenas após as três alterações feitas pelo treinador no segundo tempo, com as entradas de Marlos, Ilsinho e Henrique, que acabou fazendo o gol do empate.

Com a combinação de resultados da rodada, o São Paulo enfrentará na primeira etapa eliminatória do Paulistão a Portuguesa, que venceu o São Bernardo com um gol aos 44 minutos do segundo tempo e superou o São Caetano. Superando o rival da capital no próximo domingo, em local ainda indefinido, o time pegará o vencedor do duelo entre Santos e Ponte Preta. O Oeste, classificado em sexto, enfrentará o Corinthians.

Antes das quartas-de-final do Estadual, no entanto, o São Paulo tem outro jogo importantíssimo. Na quarta-feira, a equipe vai ao estádio Serra Dourada, em Goiânia, enfrentar o Goiás no jogo de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. Para essa partida existe inclusive uma pequena chance de o atacante Luis Fabiano reestrear com a camisa do clube. Sua presença é improvável, mas ainda não foi totalmente descartada pela comissão técnica.

O jogo

Logo aos três minutos de jogo, o meia Lucas, único titular do setor ofensivo, foi para cima da defesa do Oeste. Ele fez boa jogada pela direita, se livrou do zagueiro Paulo Miranda e cruzou para a pequena área. A bola desviou na defesa e quase enganou o goleiro Gabriel, mas acabou saindo apenas para escanteio. Dois minutos depois, o São Paulo ameaçou em falta cobrada por Rivaldo, mas o goleiro espalmou.

Aos dez minutos, foi a vez de o Oeste ameaçar. O meia Roger chutou de muito longe e Rogério Ceni defendeu bem. Pouco depois, Junior César também arriscou de fora da área, mas a bola saiu por cima do gol. Com o São Paulo trocando muitos passes no meio de campo e o Oeste marcando bem, pouca criatividade era mostrada pelos ataques das duas equipes.

As principais oportunidades continuaram surgindo apenas em bolas batidas de fora da área ou em cobranças de bola parada. Pelo lado são-paulino, os meias Rivaldo e Lucas eram os mais acionados, enquanto no Oeste o destaque ficava para Roger e Fernandinho.

Somente aos 36 minutos o São Paulo chegou perto de abrir o placar. Após linda jogada de Wellington, que se livrou de dois defensores, Willian José ajeitou para Cleber Santana. O volante chutou com força da entrada da área, mas acabou acertando a trave de Gabriel. Dois minutos depois, quem acabou marcando foi o Oeste.

Vipcomm
Henrique entrou no segundo tempo e deu o empate e a liderança ao São Paulo

Em jogada pela esquerda do ataque, Dionísio fez linda enfiada de bola para Reinaldo. O atacante invadiu a área sem marcação e, cara a cara com o goleiro Rogério Ceni, não perdoou. Aos 42, o São Paulo ainda teve a chance do empate. Lucas e Rivaldo fizeram boa tabela, mas após invadir a área o garoto chutou à direita do gol de Gabriel.

Na volta para o segundo tempo, o Oeste não se intimidou nem recuou para tentar segurar o resultado. Logo no primeiro minuto, Rogério Ceni precisou fazer boa defesa após chute de Marino. Pouco depois, Xandão salvou o time ao impedir que Reinaldo concluísse um bom cruzamento de Dedê. Pelo São Paulo, a única chegada foi em chute para fora de Willian José.

Insatisfeito com o que via em campo, Carpegiani fez duas alterações aos 12 minutos, sacando Rivaldo e Edson Ramos para as entradas de Marlos e Ilsinho. O time passou a ter mais domínio de bola no campo de ataque, mas sem que isso se refletisse em um maior número de chances. No Oeste, o autor do gol, Reinaldo, saiu para a entrada de Alex Willian.

Aos 23 minutos, Carpegiani fez a última alteração a que tinha direito, colocando Henrique no lugar de Willian José. E foi esta a alteração que deu resultado. Como já havia feito diante do Grêmio Prudente, o atacante marcou poucos minutos depois de entrar. Aos 27, ele recebeu de Lucas e tocou com categoria, sem chance de defesa para Gabriel.

Com o placar igualado, o São Paulo passou a dominar totalmente o jogo. Ilsinho, Lucas e Henrique criavam mais oportunidades e o time da capital pressionava muito em busca do gol da virada. Apesar de não ter saído, o resultado foi o suficiente para o time da capital terminar a fase de classificação no primeiro lugar, graças à derrota do Palmeiras para a Ponte Preta.

FICHA TÉCNICA - SÃO PAULO x OESTE

Local: estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira, em Mogi Mirim (SP)
Data: 17 de abril de 2011, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Jumar Nunes Santos e Mauricio Helder Luiz Alexandrino
Público: 5.550 pagantes
Renda: R$ 121.970,00
Cartões amarelos: Junior Cesar, Xandão (São Paulo)

GOLS:
São Paulo - Henrique, aos 27 minutos do segundo tempo
Oeste - Reinaldo, aos 38 minutos do primeiro tempo

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Xandão, Rodrigo Souto e Rhodolfo; Edson Ramos (Ilsinho), Wellington, Cleber Santana, Rivaldo (Marlos) e Junior César; Lucas e Willian José (Henrique)
Técnico: Paulo César Carpegiani

OESTE: Gabriel; Dedê (Serginho), Caldeira, Paulo Miranda e Fernandinho; Adriano, Dionísio, Marino, Márcio Passos e Roger; Reinaldo (Alex Willian)
Técnico: Luiz Carlos Martins

Leia tudo sobre: são paulooestecampeonato paulista 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG