Tamanho do texto

Time do Morumbi tem baixo aproveitamento em jogos contra os clubes que brigam pelo título do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro sempre é rico em "jogos de seis pontos". São aquelas partidas entre dois times que brigam pelo título, por uma vaga na Libertadores ou até contra o rebaixamento. São sempre encaradas como decisões. Em 2011, de acordo com o histórico do Brasileirão, nove times ainda têm chances de levantar a taça . E entre esses rivais diretos já foram disputadas 49 partidas. Nelas, quem levou a melhor foi o Corinthians . Já o São Paulo tem o pior aproveitamento.

Veja como está a tabela do Campeonato Brasileiro

Terceiro colocado na classificação geral, o time do Morumbi não tem conseguido sucesso contra os melhores do Brasileirão. Até agora, só conseguiu vencer o Fluminense e o Internacional , mas acumulou derrotas para Vasco , Botafogo e sofreu uma goleada marcante, por 5 a 0, contra o rival Corinthians - exatamente o time que tem um alto aproveitamento em confrontos diretos.

Leia também: Por título, São Paulo precisa melhorar retrospecto contra os próximos rivais

Aliás, atualmente o Vasco é o time que tem mais chances de superar o Corinthians e reverter esse quadro. Isso porque o atual líder do Campeonato Brasileiro é o que tem mais confrontos a fazer contra quem ainda briga pelo título - são sete ao todo . Caso ele consiga manter o bom nível que tem mostrado em jogos decisivos, pode superar o Corinthians e, consequentemente, disparar na liderança.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros torcedores

"Agora não tem mais como escolher adversário. Cada jogo será uma decisão. São times que também estão lá em cima, mas que nos darão a chance de ficar na frente e distanciarmos na liderança se os vencermos", discursou recentemente o lateral-esquerdo vascaíno Márcio Careca.

Na cola dos líderes Vasco e Corinthians estão Botafogo, Flamengo e Fluminense. Esses três times acompanham de perto os dois melhores na tabela dos confrontos diretos. Botafogo e Fla têm inclusive um desempenho parecido nesses jogos, já que conquistaram 18 pontos em 11 partidas. Já o Flu tem 16 pontos conquistados na mesma quantidade de confrontos diretos.

Os principais confrontos diretos marcados para a próxima rodada são dois clássicos, que ocorrem neste domingo. Santos e Palmeiras vão buscar recuperação na Vila Belmiro, enquanto Flamengo e Fluminense tentarão manter a boa fase no Engenhão. Rafael Sóbis, do time das Laranjeiras, confirmou que esses confrontos diretos ganham clima de decisão : "Quem vencer abre distância da equipe adversária e já poderá pensar em título, pois os times da frente terão jogos complicados e podem tropeçar", analisou o atacante.

Time de Dorival não tem ido bem nos confrontos diretos contra os líderes
Gabriel Cardoso
Time de Dorival não tem ido bem nos confrontos diretos contra os líderes
Já Dorival Jr., técnico do Internacional, não soube dizer se comemora ou lamenta o fato de ainda ter seis confrontos diretos pela frente: “As duas coisas ao mesmo tempo (bom e é ruim). Se tiver bons resultados, acaba sendo natural que o adversário não suba. Mas também não nos permite errar", comentou o treinador do time gaúcho, que tem um dos piores aproveitamentos em jogos contra os melhores do Brasileirão.

Para a 29ª rodada, marcada para o meio da próxima semana, estão marcados mais três confrontos diretos: São Paulo x Inter, Corinthians x Botafogo e Flamengo x Palmeiras. Mas nas últimas duas rodadas é que vários times que brigam atualmente pelo título vão se enfrentar, já que a tabela foi montada para que clássicos sejam disputados no final do Brasileirão.

Resta saber quais deles seguirão na briga até lá. Caso Vasco e Flamengo continuem no alto da tabela, por exemplo, o clássico entre eles pode valer a taça. Botafogo x Fluminense, Corinthians x Palmeiras e São Paulo x Santos são outros jogos cheios de rivalidade agendados para a rodada final do Campeonato Brasileiro.

Veja o aproveitamento dos times em confrontos diretos contra quem ainda briga pelo título:

Time Aproveitamento Pontos Jogos Saldo de gols
1º) Corinthians 56,4% 22 13 +8
2º) Vasco 55,5% 15 9 +2
3º) Botafogo 54,5% 18 11 +6
4º) Flamengo 54,5% 18 11 +3
5º) Fluminense 48,4% 16 11 -1
6º) Palmeiras 40% 12 10 -2
7º) Internacional 33,3% 10 10 -4
8º) Santos 30,3% 10 11 -6
9º) São Paulo 27,7% 10 12 -7


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.