Tamanho do texto

Em 2003, eliminação aconteceu nas quartas de final, como na maioria das participações do time no torneio

Contando com a volta do atacante Luis Fabiano , o São Paulo começa a disputar nesta quarta-feira, com o Avaí , uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil . E, passando pela equipe catarinense, o time do Morumbi conseguirá superar o desempenho que obteve em sua última participação no torneio, além de garantir, ao menos, sua segunda melhor campanha na história da competição.

Siga o iG São Paulo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Em 2003, último ano que o time participou do torneio nacional antes de engrenar uma sequência de sete temporadas disputando a Libertadores, a eliminação aconteceu justamente nas quartas de final, diante do Goiás , graças a dois empates: por 0 a 0 fora de casa e por 1 a 1 no Morumbi.

Essa fase, aliás, é a “preferida” do São Paulo para cair na Copa do Brasil. Das 22 edições realizadas da competição até hoje, o time participou de onze. E em seis delas caiu nas quartas de final, diante de Criciúma (1990), Cruzeiro (1993), Grêmio (1995 e 2001), Vasco (1998) e Goiás (2003).

Apenas em duas ocasiões o São Paulo chegou mais longe no torneio do que a fase atualmente em disputa. No ano 2000, a equipe foi finalista e acabou ficando com o vice-campeonato ao ser derrotada pelo Cruzeiro. Já em 2002, chegou às semifinais, e foi eliminada pelo rival Corinthians , que se sagraria campeão ao bater o Brasiliense na final.

Técnico Paulo César Carpegiani conta com a estrela do matador Luis Fabiano para bater o Avaí fora
Vipcomm
Técnico Paulo César Carpegiani conta com a estrela do matador Luis Fabiano para bater o Avaí fora
A classificação diante dos catarinenses do Avaí também é fundamental para o técnico Paulo César Carpegiani no objetivo de chegar à sua primeira decisão à frente do São Paulo. Somando-se suas duas passagens pelo clube, o treinador já foi eliminado seis vezes em competições eliminatórias sem nem chegar à disputa do título.

Em 1999, o São Paulo caiu nas semifinais do Campeonato Paulista, do Brasileirão (ambas diante do Corinthians) e do Rio-São Paulo (para o Vasco), nas oitavas de final da Copa do Brasil (diante do Botafogo) e na primeira fase da Copa Mercosul ( os outros times do grupo eram San Lorenzo, Boca Juniors e Universidad Católica).

Principal reforço são-paulino para a partida desta quarta, o atacante Luis Fabiano apontou seu time como principal candidato ao título da Copa do Brasil , “esquecendo” equipes como Flamengo, Palmeiras e Vasco e indicando o Coritiba como única possível ameaça. Ele também afirmou que, apesar de ainda sentir dores no joelho direito, acredita ter condições de jogar entre 70 e 80 minutos .