Tamanho do texto

Jogando no estádio do Morumbi, equipe paulista tem ampla vantagem contra os cariocas

Mariano completará 150 jogos pelo Fluminense e aposta numa vitória dentro do Morumbi
Ralff Santos/Fluminense/FC
Mariano completará 150 jogos pelo Fluminense e aposta numa vitória dentro do Morumbi
Na abertura do returno do Campeonato Brasileiro , o São Paulo recebe o Fluminense , nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no estádio do Morumbi. O time paulista busca a liderança do torneio - está a apenas dois pontos do líder Corinthians e a um do vice Flamengo - e, para isso, aposta no bom retrospecto que tem contra o rival carioca jogando em seus domínios.

> No 1º turno, o São Paulo venceu o Fluminense no Rio de Janeiro. Veja como foi

Nos 32 jogos realizados entre as equipes dentro do Morumbi, o São Paulo venceu 22 vezes, com seis empates e apenas quatro triunfos do Fluminense. Já em jogos pelo Brasileirão, independente do local do duelo, a equipe paulista venceu 24 dos 44 confrontos. Os cariocas saíram vencedores em 10 oportunidades, enquanto outros 10 jogos empataram.

Siga o iG São Paulo e o iG Fluminense no Twitter

Para a partida diante da sua torcida, o técnico Adilson Batista já tem dois desfalques confirmados. Carlinhos Paraíba, suspenso, e Iván Piris, que não foi liberado pela seleção paraguaia, não atuam. Jean assume a vaga na lateral direita, enquanto a posição no meio de campo ainda está em aberto. Rivaldo é o mais cotado, mas o comandante poderá optar também por Rodrigo Caio ou até mesmo pela entrada do atacante Henrique.

Entre para a Torcida Virtual do seu time e convide os amigos

No último treino antes da partida, o defensor João Filipe foi poupado por conta de um desconforto muscular na coxa, mas deverá ficar à disposição de Adilson. Seu companheiro de zaga Rhodolfo também foi preservado das atividades no CT da Barra Funda, assim como Juan. Ambos, porém, não são problemas na equipe são-paulina.

Quem está confirmado na equipe é o volante Wellington, que espera colocar fim à sequência de quatro empates seguidos dentro da competição (Atlético-PR, América-MG, Palmeiras e Santos), mas sabe das dificuldades que o seu time vai encontrar. "Eu acho que o time está crescendo e vai crescer ainda mais. Às vezes, o gol não sai, por isso a equipe vira alvo de dúvidas. Mas devemos analisar que o Campeonato Brasileiro é complicado, todos estão iguais", avaliou o camisa 5.

No Fluminense, a partida contra o São Paulo é encarada como uma possibilidade de mudar o rumo do time no Campeonato Brasileiro - o clube das Laranjeiras inicia a rodada na 10ª colocação. Os jogadores falam em divisor de águas na competição, pois não admitem a possibilidade de o atual campeão não lutar pelo bicampeonato.

Mariano completará 150 jogos pelo Fluminense e aposta numa vitória dentro do Morumbi
Ralff Santos/Fluminense/FC
Mariano completará 150 jogos pelo Fluminense e aposta numa vitória dentro do Morumbi
"Nós confiamos ainda que podemos brigar na parte de cima da tabela, pois com três ou quatro vitórias em sequência vamos encostar nos líderes. Tenho plena convicção de que os times que estão na liderança ainda vão perder pontos e aqueles que estão encontrando problemas agora têm chances de se acertar. Nós conversamos entre a gente e acreditamos que vamos mudar essa realidade. A ideia é que comece já contra o São Paulo", disse o lateral Mariano, que completará 150 jogos pelo time das Laranjeiras.

Sem Rafael Moura, suspenso, o técnico Abel Braga testou o jovem Ciro no ataque, ao lado de Fred. O comandante também deverá optar pela entrada de Fernando Bob no lugar de Souza, que pode perder a vaga de titular por opção técnica. A surpresa do treino foi a barracão de Marquinho, que cumpriu suspensão contra o Botafogo e, na teoria, voltaria ao time.

Um dos jogadores mais regulares na irregular campanha do Fluminense, Diego Cavalieri conhece bem as dificuldades de enfrentar o São Paulo na casa do rival, já que por alguns anos atuou pelo Palmeiras. “É sempre complicado jogar contra o São Paulo, no Morumbi. Assim é esse Campeonato Brasileiro. Todos os jogos são assim. Temos de estar organizados, ter um bom volume de jogo. Sabemos que precisamos vencer. Temos de ter atenção em alguns detalhes e nos entregar para buscar o resultado", finalizou o arqueiro.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X FLUMINENSE

Local : Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data : 31 de agosto de 2011, quarta-feira
Horário : 21h50 (de Brasília)
Árbitro : Elmo Resende Cunha (GO)
Assistentes : Roberto Braatz (Fifa-PR) e Cristhian Sorence (GO)

SÃO PAULO : Rogério Ceni; Jean, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Wellington, Casemiro, Rivaldo (Rodrigo Caio) e Cícero; Lucas e Dagoberto. Técnico: Adilson Batista

FLUMINENSE : Diego Cavalieri; Mariano, Gum, Márcio Rosário e Carlinhos; Edinho, Diogo, Fernando Bob e Lanzini; Ciro e Fred. Técnico: Abel Braga.

*Com colaboração de Marcello Pires, iG Rio de Janeiro