Tamanho do texto

Apesar de estar na disputa do título, média da equipe caiu de 18.728 em 2010, para 15.844 neste ano

Após a vitória de 2 a 0 sobre o Corinthians , na última quarta-feira, o técnico Caio Júnior se apressou em pedir a presença dos torcedores do Botafogo na partida contra o Atlético-PR , no próximo domingo, às 16h, no Engenhão. E o apelo do treinador faz sentido. Apesar de ser o terceiro colocado no Campeonato Brasileiro , com 49 pontos, e ser o único time que depende apenas de si para ser campeão, já que tem uma partida a menos que os líderes, o Botafogo tem somente a sexta média de público da competição.

Veja mais: Botafogo já é o 3º colocado no Brasileirão. Veja a tabela atualizada

Com 15.844 pagantes por partida, em média, o Botafogo apresentou uma queda em relação ao último Brasileirão , quando terminou o campeonato com público de 18.728 por jogo, melhor número desde o título de 1995, quando Túlio, Donizete e companhia levaram, em média, 23.179 pagantes por partida. Por isso, pensando na disputa do título, os jogadores do Botafogo se juntaram ao técnico Caio Júnior e também pediram a presença de mais torcedores no Engenhão.

Leia também: Após vitória, Botafogo provoca o Corinthians no Facebook

"A vitória sobre o Corinthians é um ponto de partida para buscarmos o título. Essa vitória nos deu bastante confiança. Esperamos o estádio lotado domingo, como no jogo contra o Ceará . A torcida tem que ser nosso 12º jogador e nos ajudar a vencer, ser aquela força que empurra a bola para o fundo do gol", declarou o volante Marcelo Mattos , um dos líderes da equipe. Porém, se a presença dos botafoguenses nas arquibancadas não se repete de maneira tão intensa quanto em 2010, alguns fatores ajudam a explicar a diminuição na média de público da equipe.

Veja também: Para jogar mais, Renan admite deixar o Botafogo no futuro

Média de público do Botafogo caiu na comparação entre 2010 e 2011
Satiro Sodré-AGIF
Média de público do Botafogo caiu na comparação entre 2010 e 2011
Jogos em São Januário
Dos cinco públicos mais baixos do Botafogo neste Campeonato Brasileiro, dois foram em partidas realizadas em São Januário, estádio do rival Vasco. No empate de 2 a 2 contra o Bahia , no último sábado, apenas 6.765 pessoas pagaram ingresso para assistir a partida, retirada do estádio Engenhão por conta do show do cantor canadense Justin Bieber.

Na derrota de 2 a 0 para o Corinthians , pela 10ª rodada do Brasileirão, foram apenas 9.525 pagantes. Nem mesmo a estreia do volante Renato, principal contratação do Botafogo para o campeonato, animou os torcedores, que parecem não gostar do estádio vascaíno. Nesta partida, o estádio Engenhão estava sendo usado para a disputa dos Jogos Mundiais Militares , obrigando o Botafogo a mudar de 'casa'.

Leia mais: 'Zagueiro' Loco Abreu recebe elogio dos companheiros de Botafogo

Caso fossem excluídas as duas partidas realizadas em São Januário, a média de público do Botafogo no Brasileirão seria de 17.127 pagantes, bem mais próxima da marca alcançada no ano passado.

Sequência positiva
Clube que lidera o ranking de média de público, o Corinthians contou com a empolgação da torcida em uma série invicta de 10 jogos, com nove vitórias e apenas um empate. O Flamengo também manteve uma longa sequência positiva, com 16 partidas sem perder, com nove vitórias e sete empates. Já o Botafogo não 'inflamou' tanto sua torcida. A maior série invicta do time no Brasileirão contou com oito partidas, mas entre eles, quatro empates, fazendo o torcedor ficar mais desconfiado da equipe.

Siga o iG Botafogo no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

Partida sábado, às 21h
Entre um dos públicos mais baixos do Botafogo no campeonato, está a partida contra o América-MG, vencida pela equipe carioca por 4 a 2 . O jogo, que contou com 13.001 pagantes, foi o único do time no horário abolido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) após a reclamação de alguns times de que os jogos no novo horário estavam afastando público e, consequentemente, diminuindo rendas .

Entre para a Torcida Virtual do Botafogo e comente a média de público da equipe

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.