Equipes do ABC Paulista se enfrentarão pela primeira vez em partida oficial no próximo sábado, às 18h30

São Caetano e São Bernardo se enfrentam no próximo sábado, às 18h30 (horário de Brasília), pela primeira vez em uma partida oficial. Mas, o que poucos sabem, é que a relação entre os dois clubes já vem de longa data. Ambos já fizeram incontáveis jogos-treinos na curta história que possuem (o São Caetano é de 1989 e o São Bernardo é de 2004).

"É uma equipe nova e que subiu rapidamente com acessos e que merece estar na elite do futebol paulista. Trabalharam duro e hoje o Grande ABC tem três equipes, resultado da força da nossa região. Antes, a rivalidade era concentrada apenas com o Santo André. Agora, fico feliz em participar do início de uma nova história de um clássico. O público deve acompanhar em peso e vir ao estádio em paz, em festa", relata o goleiro Luiz, há nove anos no time do Anacleto Campanella.

Os muitos amistosos que ocorreram tinham alguns objetivos nas agremiações: no São Caetano, aperfeiçoar o entrosamento e avaliar atletas que não participavam das partidas. No São Bernardo, ainda nas divisões inferiores do futebol paulista, crescer nas competições.

"Ninguém gosta de perder nem jogo-treino. Fiz alguns contra o São Bernardo e sempre percebi muita vontade e disciplina. Hoje o profissionalismo vai poder gerar um encontro que valerá três pontos, que podem nos ajudar na classificação e, para eles, escapar da zona de risco. Será uma partida marcante", afirma o lateral direito Artur.

Deste São Bernardo - a cidade já teve outras equipes -, o único a defender as duas equipes foi o atacante Ney Mineiro, que estava no clube de São Caetando do Sul no ano passado. Atualmente, o zagueiro Amarildo e o volante Lucas (suspenso) estão do outro lado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.