Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

São Caetano perde vaga nas quartas, assim como o Americana

Derrotas para Linense e Prudente tiraram as equipes da próxima fase do Campeonato Paulista

Gazeta |

A Portuguesa venceu o São Bernardo por 1 a 0, no Canindé, mas os torcedores que foram ao Canindé vibraram com três gols. Os dois primeiros foram pela derrota por 2 a 0 do São Caetano, concorrente na classificação, para o Linense. Depois, foi a vez de Ananias garantir de vez a classificação para as quartas de final ao fazer o gol rubro-verde. 

O gol do time do Canindé, que enfrentará o São Paulo nas quartas de final, veio quando a equipe já tocava a bola de lado, satisfeita com o tropeço do São Caetano que dava a vaga à Lusa mesmo com um empate. Até que Ananias, que entrou no segundo tempo, resolveu atacar e balançar as redes aos 44 minutos do segundo tempo.

O resultado rebaixou o São Bernardo, que ficou em 17º lugar na tabela, mas o clube do ABC fez sua parte para complicar os anfitriões na partida deste domingo e até dominaram parte do primeiro tempo. Aproveitando-se da falta de criação adversária, os visitantes atacavam tocando a bola e levando perigo.

À Portuguesa, restava apostar em seus laterais para chegar à linha de fundo e procurar Jael, esperança de gols da equipe. No segundo tempo, as chances diminuíram, porque Pimental, lateral direito, foi trocado pelo ofensivo Rafael Silva e as bolas alçadas à área somente dos pés do lateral esquerdo Marcelo Cordeio em cobrança de falta.

Aos 36 minutos do segundo tempo, Guto, do São Bernardo, foi expulso, mas a Portuguesa só soube se aproveitar com eficiência da superioridade numérica pouco antes do final do tempo regulamentar. Somente quando o desespero diminuiu com a informação da vitória do Linense que Ananias fez o gol que a Lusa tanto esperava.

O Azulão, por sua vez, pôs fim à sua evolução logo na última rodada. A equipe passou as primeiras partidas do torneio na zona de rebaixamento, parou logo em um confronto em que podia perder até por um gol de diferença.

No Anacleto Campanella, o São Caetano, sem contar com o artilheiro Eduardo e o goleiro Luiz, suspensos, sofreu dois gols de Eder, jogador que já passou pela Portuguesa. O atleta do Linense abriu o placar aos oito minutos do segundo tempo e antecipou a festa de sua ex-equipe aos 39 minutos, salvando seu atual clube da volta à Série A-2 Paulista.

Com os placares, a Portuguesa encerrou sua participação na primeira fase do Estadual na oitava colocação, com 28 pontos, dois acima do São Caetano, que caiu para a nona posição. Já o São Bernardo está rebaixado, enquanto o Linense escapou da degola ao garantir o 14º lugar com 21 pontos, três acima do Tigre do ABC.

Americana eliminado
Sensação do início do campeonato, o Americana não soube se aproveitar do fato de enfrentar um rival já rebaixado para manter suas remotas possibilidades de ir às quartas de final. O time atuou em Presidente Prudente e perdeu do Grêmio local por 1 a 0, gol de falta de Alex Maranhão aos 38 minutos do primeiro tempo.

O antigo Guaratinguetá terminou a fase de classificação do Campeonato Paulista na 12ª posição, com 23 pontos, atrás de Portuguesa e São Caetano, que brigavam com ele pela vaga na próxima etapa da competição, e também do Mogi Mirim. O Grêmio-SP, por sua vez, já estava se preparando para disputar a segunda divisão estadual e deu adeus à elite em antepenúltimo lugar, com 17 pontos.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG