Com cinco convocados, time paulista supera gigantes da Europa e lidera na lista de convocados do treinador

Ao anunciar nesta quinta-feira a lista de 24 convocados para o amistoso contra a Escócia, no próximo dia 27, o técnico Mano Menezes conseguiu algo que seus últimos antecessores na seleção brasileira nem sonharam em fazer. Ao incluir o meia Elano , Mano transformou o Santos no clube que mais jogadores forneceu à seleção em sua gestão. Ao todo, são cinco os atletas já convocados atuando pelo time paulista: além de Elano, já foram chamados Neymar , Paulo Henrique Ganso , André (hoje no Dínamo de Kiev) e Robinho (atualmente no Milan).

O fato de contar com alguns dos jogadores de melhor nível técnico do futebol brasileiro contribuiu para o Santos chamar a atenção de Mano Menezes em suas convocações. Na primeira lista, para o amistoso contra os EUA, em julho de 2010, Mano queria dar um tom de renovação para a seleção e chamou quatro santistas, três deles da nova geração dos “Meninos da Vila” (André, Neymar e Ganso).

Neymar e Ganso ajudaram a tornar o Santos uma referencia para Mano Menezes na seleção
Divulgação
Neymar e Ganso ajudaram a tornar o Santos uma referencia para Mano Menezes na seleção

Ao se tornar uma espécie de “queridinho” de Mano Menezes, o Santos deixou para trás alguns dos chamados “gigantes” do futebol mundial, como o Milan e a Internazionale , ambos da Itália (quatro convocados cada um) e Chelsea , da Inglaterra (três atletas chamados). Até mesmo o badalado Barcelona teve menos atletas brasileiros lembrados por Mano Menezes ( Daniel Alves e Adriano ).

Em seus quase oito meses de trabalho à frente da seleção brasileira, Mano Menezes também mostrou um perfil bem “democrático” em suas convocações, chamando atletas do Almeria (o goleiro Diego Alves ), Avaí (o goleiro Renan ), Hoffenhein e Rubin Kazan ( Carlos Eduardo , nos dois clubes). No total, Mano chamou atletas de 38 clubes diferentes.

Confira abaixo todos os clubes que tiveram jogadores convocados por Mano Menezes:

Clubes/jogadores convocados

Almeria 1
Atlético Madri-ESP 1
Atlético-MG 2
Atlético-PR 1
Avaí 1
Barcelona-ESP 2
Bayer Leverkusen-ALE 1
Bayern Munique-ALE 1
Benfica-POR 2
Botafogo 1
Chelsea-ING 3
Corinthians 2
Cruzeiro 2
Dinamo de Kiev-UCR 1
Fenerbahce-TUR 1
Fiorentina-ITA 1
Fluminense 1
Grêmio 2
Hoffenhein-ALE 1
Internazionale-ITA 4
Internacional 2
Lazio-ITA 1
Liverpool-ING 1
Lyon-FRA 1
Manchester City-ING 1
Manchester United-ING 2
Milan-ITA 4
Porto-POR 1
Racing Santander-ESP 1
Real Madrid-ESP 1
Rubin Kazan-RUS 1
Santos 5
São Paulo 2
Shaktar Donetsk-UCR 3
Tottenham-ING 2
Valencia-ESP 1
Villareal-ESP 1
Werder Bremen 1

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.