Em entrevista coletiva, Pelé, Neymar, Ganso e Falcão, do futsal, conversaram com a imprensa sobre o projeto santista e outros temas

Para Pelé, o atacante do Santos e da seleção brasileira , Neymar , merece o prêmio de melhor jogador do ano. Segundo ele, o santista, primeiro jogador atuando na América do Sul a ser indicado, tem técnica superior ao do favorito Messi e que o argentino tem a seu favor o forte elenco do Barcelona , o que faz seu futebol brilhar ainda mais, disse o Rei do Futebol em coletiva nesta quarta-feira.

Leia também: Neymar vale por dois Gansos, diz consultoria

"Quando ele joga pela Argentina, que não é tão organizada quanto o Barcelona, ele não rende a mesma coisa", afirmou o Atleta do Século, que ainda enumerou as qualidades de Neymar que julga superiores às do argentino. "Se comparar individualmente Messi e Neymar , o Neymar vence. Ele chuta com as duas pernas, dribla e sai para os dois lados", explicou.

As declarações foram dadas em uma coletiva no Salão de Mármore da Vila Belmiro, onde o presidente Luís Alvaro de Oliveira Ribeiro, os jogadores Neymar e Paulo Henrique Ganso , Falcão, do futsal, além da estrela do dia, Pelé, se juntaram para divulgar o início das festas pela comemoração do centenário do Santos, que acontece em 14 de abril de 2012.

Confira a tabela do Mundial de Clubes da Fifa, no Japão

Entre os assuntos comentados, Pelé ainda lembrou do seu "embate" com ex-atacante Romário. Com frequência, os dois soltam farpas contra o outro via imprensa. O Rei aproveitou o momento para explicar que tem muita admiração pelo Baixinho. Segundo ele, "Romário está sempre mal-informado. Os jornalistas jogam uma casca de banana e ele acaba escorregando. Sempre que nos encontramos ele acaba pedindo desculpas".

Única vantagem de Messi diante de Neymar é o time do Barcelona, diz Pelé
AE
Única vantagem de Messi diante de Neymar é o time do Barcelona, diz Pelé

Confira abaixo outras partes importantes da coletiva:

Pelé no Mundial
Ganso é o atual camisa 10 do Peixe, usando o número imortalizado por Pelé. Entretanto, quando perguntado se estaria disposto a cedê-la ao Atleta do Século para participar de um eventual jogo do Mundial, Ganso não titubeou: "Eu não preciso emprestar nada. A 10 sempre vai ser do Rei".

Pelé, no entanto, ainda não tem certeza sobre a viagem ao Japão para acompanhar o Santos no torneio. Segundo ele, seu oftalmologista, doutor Remo, marcou uma cirurgia para o dia 15 de dezembro e pediu ao ex-jogador que evitasse viajar de avião devido à pressão. Entretanto, ele revelou que durante viagens à Inglaterra e ao Japão que é constantemente questionado se entrará em campo no Mundial.

Craques no Brasil
A renovação contratual de Neymar , que decidiu permanecer no Santos mesmo com propostas concretas de Real Madrid e Barcelona , ainda gera discussões. O jogador foi perguntado se, como ele, outros jogadores podem escolher seguir do Brasil e se ainda existe "amor à camisa".

"Eu estou no Santos porque eu amo esse clube. Além disso, o país está crescendo, e em outros times isso também pode acontecer. Se outros presidentes fizerem o mesmo que o Luís Alvaro fez, mais craques ficarão no país", explicou o astro santista.

Pelé também ressaltou a diferença entre a sua geração e à atual, em relação à permanência. Segundo ele, na época não havia TV ou patrocínios para realizar o tipo de ação feita para segurar Neymar. Entretanto, ele também aponta que os procuradores da época eram os pais dos atletas. Hoje em dia "os empresários não querem saber de amor, só querem receber a parte deles", disse o Rei.

Festividades
Anunciado como embaixador do Santos nas festividades do centenário, o Rei do Futebol será um dos rostos da campanha nomeada "100 anos - Meninos para sempre", lembrando a tradição do clube em revelar talentos.

Estão programadas sessões de cinema para exibir jogos históricos do Santos, além de um jogo festivo reunindo Neymar, Ganso e Falcão contra 100 crianças. Também estão marcadas duas grandes festas para o dia 14 de abril: uma em Santos, e outra em São Paulo.

Outro ambição do Santos é fechar os próximos dois anos com 100 mil sócios, que hoje são 40 mil, apenas, através do programa 'Sócio Rei'. As comemorações tem como objetivo divulgar e aumentar este quadro, além de aumentar o número de torcedores.

"O programa Sócio Rei contará com diversos atrativos. O projeto contará com um sistema de pontos. Acumulando estes pontos, a pessoa pode trocar por ingressos, produtos ou experiências, como conhecer jogadores", declarou o gerente de marketing santista Armênio Neto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.