Tamanho do texto

Meia comandou os donos da casa, que assumem a vice liderança. Grêmio pode entrar na zona de rebaixamento

nullTudo bem que não foi aquele espetáculo do meio da semana, contra o Santos . Ronaldinho não fez três gols, não enganou meio time adversário batendo falta por baixo da barreira, mas o Gaúcho foi mais uma vez decisivo para o Flamengo na noite deste sábado. Foi dele o passe açucarado para Thiago Neves abrir o placar contra o Grêmio , aos 28 minutos do primeiro tempo. E foi dele o segundo gol, aos 28 minutos do segundo tempo, após falha tremenda do goleiro Victor: 2 a 0.

Ronaldinho Gaúcho voltou a brilhar e foi ovacionado pela torcida rubro-negra
Maurício Val/VIPCOMM
Ronaldinho Gaúcho voltou a brilhar e foi ovacionado pela torcida rubro-negra
Antes da bola rolar, todos os olhos estavam no camisa 10. Alguns esperando uma nova apresentação de gala, outros ansiosos para ver o que ele faria contra o time que se criou. Foi a primeira vez que Ronaldinho encarou o Grêmio, depois do insucesso do clube gaúcho em recontratar o jogador no início do ano. Ele não decepcionou a torcida carioca e decidiu o jogo.

Entre para a Torcida Virtual do seu time e convide seus amigos

O Flamengo foi a campo sem surpresas na escalação, apenas com o retorno do volante Airton. Julinho Camargo optou por colocar Adilson no time, formando o meio-campo do Grêmio com três jogadores de marcação.

Os visitantes começaram a primeira etapa com atitude, criaram chances, mas sem obrigar o goleiro Felipe a trabalhar. Ronaldinho foi o diferencial. Praticamente não errou passes, e ainda botou a bola na cabeça de Thiago Neves, autor do 1 a 0.

O Grêmio fazia bom segundo tempo, até o goleiro Victor errar feio. Ele tentou driblar Ronaldinho, após receber um recuo de bola. Não deu certo! Perdeu a bola, e o Gaúcho decretou o 2 a 0.

Saiba as últimas notícias do Grêmio pelo Twitter

Fique informado sobre o Flamengo pelo Twitter

O Flamengo chegou ao 2º lugar, com 27 pontos, ficando um atrás do Corinthians. O domingo será para secar o São Paulo, que recebe o Vasco. O Grêmio ficou com 13 pontos, na 14ª posição, podendo entrar na zona de rebaixamento no domingo. Os gaúchos receberão o Atlético-MG, na próxima quarta-feira, às 19h30, no estádio Olímpico. Os cariocas visitarão o Cruzeiro, no mesmo dia, às 21h50.

O Jogo:
O Grêmio começou bem o jogo, evitando uma pressão maior dos donos da casa. Escudero fez boa jogada aos 9 minutos, e o chute passou perto do gol. O Flamengo começou a sair para o ataque, mas o Grêmio criou outra boa chance aos 16, quando Escudero puxou o contra ataque, que terminou com chute para fora de Leandro, após um bate e rebate na área. O Flamengo respondeu aos 22, quando o chute de Renato saiu prensado, depois de cobrança de escanteio de Ronaldinho.

O placar foi aberto aos 28 minutos, dos pés de Ronaldinho. O Gaúcho fez um cruzamento perfeito, colocando a bola na cabeça de Thiago Neves, que deslocou o goleiro Victor: 1 a 0. O Grêmio poderia ter empatado aos 40 minutos. Lúcio fez boa jogada pela esquerda, mas Aírton salvou a bola que se oferecia livre para André Lima empurrar para o gol. O Grêmio ainda pediu um pênalti, quando Leandro foi derrubado na área.

A segunda etapa começou no mesmo ritmo. O Flamengo saiu em busca do segundo gol, mas o Grêmio não se encolheu. A torcida pediu pênalti quando Ronaldinho foi empurrado dentro da área por Mário Fernandes – lance duvidoso.

Aos 23, foi Lúcio que mandou um chute venenoso, obrigando Felipe a fazer grande defesa. O Grêmio fazia bom jogo, mas o goleiro Victor cometeu uma falha bisonha aos 28 minutos: ele tentou driblar Ronaldinho, perdeu a bola, e o Gaúcho fez 2 a 0.

O Gaúcho quase fez o terceiro aos 36 minutos, após uma cochilada enorme da zaga do Grêmio. O cruzamento de Léo Moura passou raspando no pé do camisa 10. Ainda deu tempo de Fábio Rochemback isolar uma cobrança de falta, já nos acréscimos. 

FICHA TÉCNICA – FLAMENGO 2 X 0 GRÊMIO
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro
Data: 30 de julho de 2011, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Sálvio Spínola (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Vicente Romano Neto (ambos de SP)
Público: 28.793 torcedores
Renda: R$ 780.450,00
Cartão amarelo: Welinton, Willians (Flamengo); Saimon, Fábio Rochemback (Grêmio)

GOLS:
Flamengo: Thiago Neves, aos 28 minutos do primeiro tempo e Ronaldinho, aos 28 minutos do segundo tempo.

Flamengo: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Júnior César; Aírton (Fierro), Willians, Renato e Ronaldinho Gaúcho; Thiago Neves (Jael) e Deivid (Bottinelli).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Grêmio: Victor, Mário Fernandes, Saimon, Rafael Marques e Lúcio; Fábio Rochemback, Gilberto Silva, Adílson (Mithyuê) e Escudero (Marquinhos); Leandro (Lins) e André Lima
Técnico: Julinho Camargo.