Se consideradas as opiniões em cada estado do Brasil, apenas Leandro Damião supera os dois em algum lugar, no Rio Grande do Sul

Pouco adiantou Neymar ficar no Santos e enriquecer o futebol brasileiro. Ainda assim, Ronaldinho Gaúcho o superou entre os jogadores preferidos dos brasileiros. Pelo menos é isso que diz a pesquisa divulgada nesta terça-feira, realizada pela Sport+Markt, uma empresa especializada em marketing esportivo, para descobrir quem é o jogador de futebol mais popular do país.

Veja a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro

O meia-atacante do Flamengo venceu a disputa por pouco: 26% contra 25,8% de Neymar, praticamente um empate técnico. Mas o que chama mais atenção é a escalada que Ronaldinho conseguiu em um ano. Na última vez que essa pesquisa foi realizada ele ficou apenas em quarto lugar, com a preferência de 8,6% dos brasileiros. Porém, sua transferência para o Flamengo e o sucesso que tem conseguido no time levaram ele para o primeiro lugar.

A primeira colocação era de Neymar em 2010. E apesar de ter sido superado por Ronaldinho, o santista pode comemorar o aumento da preferência nacional: ele tinha 12,8% de popularidade, mas agora mais do que dobrou essa marca.

Leia também: Ronaldo diz que Neymar já seria top 3 do mundo se jogasse no Real

"A consolidação do Neymar como melhor jogador do país e a permanência em seu clube diante de propostas milionárias de grandes clubes da Europa, assim como o retorno do Ronaldinho Gaúcho ao Brasil para um clube de massa e o seu bom desempenho no ano são fatores que explicam a simpatia que o público desenvolve por eles", analisou Cesar Gualdani, sócio-diretor da Sport+Markt.

Leandro Damião supera Ronaldinho e Neymar, mas só no Rio Grande do Sul
AE
Leandro Damião supera Ronaldinho e Neymar, mas só no Rio Grande do Sul

O atacante Leandro Damião, do Internacional , é o único que consegue superar Neymar e Ronaldinho em algum estado do Brasil. No Rio Grande do Sul ele tem 22,2% de preferência entre os gaúchos. Em outros 14 o capitão flamenguista leva vantagem, enquanto em 12 a vitória é do camisa 11 santista.

Veja mais: Leandro Damião volta ao Inter com melhor contribuição defensiva

Se analisados os times de quem participou da pesquisa, o que mais chama a atenção é que, entre os clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, Neymar é o preferido de todos, menos dos flamenguistas, óbvio. Já Ronaldinho foi mais lembrado em times de estados fora do eixo Rio-SP.

Veja o ranking dos jogadores preferidos pelos brasileiros:

Jogador Preferência
1º) Ronaldinho Gaúcho 26%
2º) Neymar 25,8%
3º) Lionel Messi 4,7%
4º) Ganso 3%
5º) Rogério Ceni 2,7%
6º) Kaká 2,7%
7º) Leandro Damião 2,5%
8º) Lucas 1,8%
9º) Robinho 1,7%
10º) Liédson 1,6%

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.