Tamanho do texto

Se consideradas as opiniões em cada estado do Brasil, apenas Leandro Damião supera os dois em algum lugar, no Rio Grande do Sul

Pouco adiantou Neymar ficar no Santos e enriquecer o futebol brasileiro. Ainda assim, Ronaldinho Gaúcho o superou entre os jogadores preferidos dos brasileiros. Pelo menos é isso que diz a pesquisa divulgada nesta terça-feira, realizada pela Sport+Markt, uma empresa especializada em marketing esportivo, para descobrir quem é o jogador de futebol mais popular do país.

Veja a classificação atualizada do Campeonato Brasileiro

O meia-atacante do Flamengo venceu a disputa por pouco: 26% contra 25,8% de Neymar, praticamente um empate técnico. Mas o que chama mais atenção é a escalada que Ronaldinho conseguiu em um ano. Na última vez que essa pesquisa foi realizada ele ficou apenas em quarto lugar, com a preferência de 8,6% dos brasileiros. Porém, sua transferência para o Flamengo e o sucesso que tem conseguido no time levaram ele para o primeiro lugar.

A primeira colocação era de Neymar em 2010. E apesar de ter sido superado por Ronaldinho, o santista pode comemorar o aumento da preferência nacional: ele tinha 12,8% de popularidade, mas agora mais do que dobrou essa marca.

Leia também: Ronaldo diz que Neymar já seria top 3 do mundo se jogasse no Real

"A consolidação do Neymar como melhor jogador do país e a permanência em seu clube diante de propostas milionárias de grandes clubes da Europa, assim como o retorno do Ronaldinho Gaúcho ao Brasil para um clube de massa e o seu bom desempenho no ano são fatores que explicam a simpatia que o público desenvolve por eles", analisou Cesar Gualdani, sócio-diretor da Sport+Markt.

Leandro Damião supera Ronaldinho e Neymar, mas só no Rio Grande do Sul
AE
Leandro Damião supera Ronaldinho e Neymar, mas só no Rio Grande do Sul

O atacante Leandro Damião, do Internacional , é o único que consegue superar Neymar e Ronaldinho em algum estado do Brasil. No Rio Grande do Sul ele tem 22,2% de preferência entre os gaúchos. Em outros 14 o capitão flamenguista leva vantagem, enquanto em 12 a vitória é do camisa 11 santista.

Veja mais: Leandro Damião volta ao Inter com melhor contribuição defensiva

Se analisados os times de quem participou da pesquisa, o que mais chama a atenção é que, entre os clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, Neymar é o preferido de todos, menos dos flamenguistas, óbvio. Já Ronaldinho foi mais lembrado em times de estados fora do eixo Rio-SP.

Veja o ranking dos jogadores preferidos pelos brasileiros:

Jogador Preferência
1º) Ronaldinho Gaúcho 26%
2º) Neymar 25,8%
3º) Lionel Messi 4,7%
4º) Ganso 3%
5º) Rogério Ceni 2,7%
6º) Kaká 2,7%
7º) Leandro Damião 2,5%
8º) Lucas 1,8%
9º) Robinho 1,7%
10º) Liédson 1,6%