Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Ronaldinho Gaúcho supera média de Adriano no Brasileiro de 2009

Este ano, camisa 10 do Flamengo já fez oito gols em 11 jogos na competição. Imperador conseguiu 19 em 30

Thales Soares, iG Rio de Janeiro |

Wander Roberto/VIPCOMM
Ronaldinho Gaúcho tenta se livrar da marcação do zagueiro Edu Dracena
Com oito gols no Campeonato Brasileiro, Ronaldinho Gaúcho é o artilheiro. Na história da competição, considerando a Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Flamengo teve quatro vezes o principal goleador. A média do camisa 10, de 0,72 gol por jogo, é melhor do que a de Adriano, em 2009, de 0,63.

Siga o iG Flamengo no Twitter e receba as notícias do time em tempo real

A liderança na artilharia veio com os três gols marcados na vitória por 5 a 4 sobre o Santos. Ronaldinho recebeu elogios do técnico Vanderlei Luxemburgo, que continua confiando na possibilidade de o jogador voltar à seleção brasileira. Mas o comandante deixa claro que isso depende do jogador.

Entre para a Torcida Virtual do Flamengo e convide seus amigos

“O Ronaldinho jogou 90 minutos muito bem e já passou a ser jogador de seleção. Tão rápido assim? Na verdade, ele nunca deixou de ser. Ele chegou num bom percentual de gordura e a tendência é melhorar. Os grandes jogos motivam os grandes jogadores, é o momento nobre. Contra o Grêmio (neste sábado, às 18h30, no Engenhão), a promessa é de mais um grande jogo”, comentou Luxemburgo.

A preparação para a Copa do Mundo de 2014 já está em curso, mas vai ganhar ainda mais força a partir do amistoso com a Alemanha, dia 10 de agosto. Ronaldinho já manifestou de disputar a competição, que será no Brasil.

“Se ele quiser, qualidade física, técnica e idade ele tem para ser o camisa 10, 11, 20 ou 50 da seleção brasileira. Pode voltar tranquilamente e o Ronaldinho vai dizer isso. Minha condição aqui é prepará-lo, mantê-lo motivado, encontrando seu posicionamento em campo. Mas a convocação, ele tem que buscar”, comentou Luxemburgo.

Apesar de superar a marca de Adriano, Ronaldinho ainda está longe de atingir os outros jogadores do Flamengo que lideram a artilharia da principal competição do país. Em 1980, Zico marcou 21 gols em 19 jogos e atingiu a incrível média de 1,1. O próprio Zico, em 1982, chegou a marcar 21 vezes em 23 partidas, com 0,91 de média.

O primeiro jogador do Flamengo a ser artilheiro de uma competição nacional foi Ademar. Em 1967, ele dividiu a artilharia do Torneio Roberto Gomes Pedrosa com César, do Palmeiras. Ele fez 15 gols em 14 jogos, com média de 1,07. O outro goleador foi Nunes, em 1981, com 16 gols em 17 jogos, com média de 0,94.

null

Leia tudo sobre: FlamengoBrasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG