Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Romário x Ronaldo: quem foi melhor atacante?

Ex-jogadores, de trajetórias parecidas, tiveram carreiras marcadas por gols, dribles e títulos. Veja o vídeo e vote na enquete

iG São Paulo |

nullBastou Ronaldo anunciar o fim de sua carreira, na última segunda-feira, para o diário Marca, da Espanha, onde também jogou Romário, publicar na manchete de seu site: "Se vai o maior atacante de todos os tempos".

No Brasil, em blogs e sites, colunas de jornais e mesas redondas de televisão, qualquer elogio que apontasse Ronaldo como maior jogador da história recente do futebol brasileiro era invariavelmente rebatido com o questionamento "Mas e o Romário?".

Para alimentar a discussão, o iG Esporte preparou um vídeo com lances dos dois atacantes e agora quer saber sua opinião: quem foi melhor, Romário ou Ronaldo? Dê o seu voto na enquete abaixo. 

As carreiras
Eleito recentemente deputado federal pelo PSB, Romário apareceu para o futebol no Vasco da Gama, em 1985. Depois, se transferiu para o PSV, da Holanda, onde ficou por quase seis anos antes de se transferir para o Barcelona.

No Brasil, além do Vasco, o "Baixinho" vestiu as camisas de Flamengo e Fluminense. Pela seleção brasileira, conquistou a Copa do Mundo de 1994.

Ronaldo seguiu um caminho parecido. Apareceu bem jovem no Cruzeiro e sua primeira aventura na Europa também foi no PSV. Na sequência, assim como Romário, se transferiu para o Barcelona, onde viveu a melhor fase da carreira. 

[]O "Fenômeno" ainda jogou na Inter de Milão, Real Madrid e Milan, antes de retornar ao futebol brasileiro, para o Corinthians. Com o Brasil, Ronaldo foi campeão mundial em 2002. Ele também participou da campanha do tetra, que teve como protagonista Romário, mas não entrou em campo.

No quesito gols, Romário foi superior. Segundo suas próprias contas, ele ultrapassou a barreira dos mil tentos - o milésimo foi contra o Sport, em São Januário, quando atuava pelo Vasco, em 2007. Já Ronaldo fez pouco mais de 400 gols, número bem inferior inclusive se comparado a uma contagem mais criteriosa em relação aos gols de Romário.

Mas o Baixinho, por não ter sofrido tanto com lesões e ter jogado até mais tarde, teve uma carreira com bem mais partidas disputadas (1114 contra 696, segundo as contas do iG Esporte). Sua vida profissional começou aos 19 anos de idade e durou até os 42. Ronaldo começou mais cedo, aos 17, mas terminou na última terça, aos 34 anos.

AE
Com 15 gols, Ronaldo é o maior artilheiro da história das Copas do Mundo

Comente abaixo: você prefere Romário ou Ronaldo?

Leia tudo sobre: RomárioRonaldoseleção brasileirafutebol mundial

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG