Clássicos em São Paulo e no Rio definem o campeão, enquanto outros confrontos colocam em jogo vagas na Libertadores e rebaixamento

Torcidas ansiosas, estádios lotados, duas das maiores rivalidades do país sendo postas à prova de uma maneira provavelmente nunca antes vista simultaneamente. O Brasileirão 2011 reservou um final épico para este domingo, 4 de dezembro. Dois estádios, o Pacaembu em São Paulo e o Engenhão no Rio de Janeiro, dividirão as atenções do país, com um deles virando palco da maior festa do dia. E de um Corinthians x Palmeiras ou de um Vasco x Flamengo sairá o primeiro campeão definido em um clássico regional na era dos pontos corridos.

Acompanhe o tempo real do iG de todos os jogos da rodada final imperdível do Brasileirão

Mas não é apenas a disputa do título entre Corinthians e Vasco que dará emoção à 38ª rodada do campeonato. O acerto de agendar os clássicos para a última rodada tirou as marmeladas e 'malas brancas' das manchetes , algo habitual nos últimos anos. No lugar desses temas incômodos, ganharam espaço as rivalidades de jogos como Atlético-PR x Coritiba , Inter x Grêmio , Figueirense x Avaí , São Paulo x Santos e Fluminense x Botafogo , todos ainda valendo vagas na Libertadores. Além de um Cruzeiro x Atlético-MG que pode rebaixar o primeiro.

Andrés Sanchez e Roberto Dinamite se encontraram na semana decisiva e o corintiano sentenciou:
Divulgação
Andrés Sanchez e Roberto Dinamite se encontraram na semana decisiva e o corintiano sentenciou: "um dos dois vai chorar"

O final da temporada coroa até o ano memorável de quem já se despediu do Campeonato Brasileiro. O Santos ainda tem um último jogo, mas nem o técnico Muricy Ramalho nem seus titulares enfrentarão o São Paulo . Afinal, o Japão é logo ali. Mas, mesmo sem uma grande campanha do time na competição nacional, o astro Neymar vive a expectativa de ser eleito o melhor do torneio . Apenas uma das muitas indicações que o jovem santista recebeu nas últimas semanas, em parte graças ao gol antológico marcado justamente em uma partida igualmente inesquecível do Brasileirão 2011.

Todas essas atrações, emocionantes até os minutos finais do campeonato, confirmam o sucesso da fórmula dos pontos corridos, implantada em 2003 e que desde 2006 é disputada exatamente nos mesmos moldes, com 20 times. Se corintianos ou vascaínos serão os torcedores com melhores memórias dessa temporada, apenas os jogos das 17h (horário de Brasília) irão dizer. Mas se algo pode ser afirmado com algumas horas de antecedência à rodada, é que ela será imperdível para qualquer fã do futebol.

;

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.