Zagueiro estava no futebol chinês desde fevereiro de 2011 e foi indicado pelo técnico Ricardo Gomes

O Vasco anunciou, nesta segunda-feira, o acerto com o zagueiro Renato Silva, de 27 anos, que foi indicado pelo técnico Ricardo Gomes, com quem trabalhou no São Paulo, em 2009.

O jogador fez o caminho inverso do argentino Conca e está de volta do futebol chinês, onde defendia o Shandong Luneng Taishan desde fevereiro de 2011.

Quem divulgou a informação foi o presidente do Vasco, Roberto Dinamite: "O Ricardo (Gomes, técnico) pediu um zagueiro, falou no nome dele e conseguimos fechar essa negociação. Chega para compor o elenco, é um nome experiente e com bagagem no cenário do futebol", disse o mandatário.

Renato Silva é tocantinense de Colinas e foi revelado pelo Goiás, onde permaneceu de 2001 a 2004, quando se transferiu para o Belenenses, de Portugal. Em 2005, retornou para o futebol brasileiro e inicou uma trajetória vitoriosa no Rio de Janeiro, onde defendeu o Flamengo (2005 e 2006), o Fluminense (2006) e o Botafogo (2007 e 2008).

Em 2009, foi contratado pelo São Paulo, vestindo a camisa 14 da equipe até o início de 2011, quando perdeu espaço e foi negociado com o futebol chinês.

O zagueiro chega para solucionar um grande problema do técnico Ricardo Gomes, que é conseguir substitutos para os titulares Anderson Martins e Dedé. Cesinha está lesionado e Fernando está em vias de ter o contrato encerrado. Além disso, Dedé é alvo de interesse do Benfica, que pode formalizar uma proposta a qualquer momento.

Com o acerto, Renato Silva entra para o seleto grupo de jogadores que defenderam as cores dos quatro grandes clubes do Rio. Esse time já conta com Paulo César Caju, Cláudio Adão, Moisés, Leandro Ávila, Beto, Válber e Leonardo Moura, por exemplo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.