Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Roberto Carlos relembra clássicos que disputou na Espanha

Lateral-esquerdo defendeu Real Madrid por 11 temporadas. A pedido do iG, ele conta suas lembranças sobre o clássico espanhol

Paulo Passos, iG São Paulo |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237859951451&_c_=MiGComponente_C

Onze anos na Espanha e mais de vinte clássicos disputados faz de Roberto Carlos um especialista quando o assunto é a rivalidade entre Real Madrid e Barcelona. Em entrevista ao iG, o lateral lembrou as suas passagens mais marcantes pelo principal jogo do Campeonato Espanhol, que será disputado nesta segunda-feira.

Na verdade, o que mais me lembro são dos insultos da torcida do Barça, brinca o hoje jogador do Corinthians. É que eu fiquei muito identificado com a torcida do Real, então o pessoal de Barcelona pegava bastante no meu pé, completa.

Roberto Carlos acredita que o Barça x Madrid é o clássico mais importante que ele disputou. O país para quando tem esse jogo. Tem a questão política que interfere também: o nacionalismo Catalão, dos torcedores do Barcelona, e o espanhol, dos torcedores do Real, afirma.

Veja os clássicos marcantes de Roberto Carlos:

O mais importante

Getty Images
Com Zidane, Real Madrid eliminou o Barcelona na Liga dos Campeões

Barcelona 0 x 2 Real Madrid - 23 de Abril de 2002
Gols: Zidane e Steven McManaman

Esse foi o mais importante que joguei. Valia uma vaga na final da Liga dos Campeões, o torneio mais importante. Com a vitória contra o Barcelona, chegamos mais fortes e vencemos o título.

O pior
Getty Images
Depois de trocar o Barça pelo Real, Figo sofreu com a ira da torcida catalã

Barcelona 2 x 0 Real Madrid - 22 de Outubro de 2000
Gols: Luis Enrique e Simão

O primeiro do Figo com a camisa do Real Madrid, com certeza, foi o pior que joguei. O jogo foi em Barcelona, e ele tinha recém saído de lá. A gente não conseguia dormir no hotel, com o barulho que os torcedores faziam. Na chegada do estádio, quebraram os vidros do nosso ônibus. Quando entramos no gramado, ele jogaram bolas de golf, chaveiro, isqueiro, jogaram até uma cabeça de um porco. Era para atingir o Figo, mas todo ficou apavorado.

A melhor atuação

Real Madrid 3 x 0 Barcelona - 27 de fevereiro de 2000 
Gols: Roberto Carlos, Anelka e Morientes

Essa vitória de 3 a 0 foi o clássico que eu joguei melhor. Me lembro até hoje, o jogo foi às sete horas da noite, em Madri. Joguei muito bem, marquei um gol e dei passe para o segundo.

A derrota mais difícil
Getty Images
Em 2005, Ronaldinho comandou vitória do Barcelona no Santiago Bernabeu, em Madri


Real Madrid 0 x 3 Barcelona - 19 de Novembro 2005 
Gols: Etoo e Ronaldinho (dois)

Foi a única vez que eu perdi para o Barcelona no Santiago Bernabeu. Em 11 anos na Espanha foi o único que o Real perdeu em Madri. Naquela época o Ronaldinho estava jogando demais, tinha sido eleito melhor do mundo e foi outra vez. É difícil perder um clássico em casa.

Leia tudo sobre: barcelonaespanhafutebol internacional

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG