Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Rivais do Brasil, Argentina e Uruguai abrem Sul-Americano sub 20

Atrás apenas do Brasil, Urugai conquistou sete vezes a competição. Argentina acumula quatro conquistas

Gazeta |

O Campeonato Sul-Americano sub 20 do Peru, que dará duas vagas para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e quatro para o Mundial da categoria na Colômbia, neste ano, começa neste domingo com um clássico do futebol do continente. Ainda sem a estreia do Brasil, o público peruano poderá ver o duelo entre Uruguai e Argentina, às 18h (de Brasília), em Arequipa, pelo grupo A. Ainda no domingo, Peru e Chile duelarão pelo mesmo grupo, às 20h10 (de Brasília), na estreia dos anfitriões.

Com sete títulos, o Uruguai é o segundo país mais vitorioso na história da competição, que teve a sua primeira edição realizada em 1954. O Uruguai só tem menos conquistas que o Brasil, que já ganhou o troféu em dez oportunidades. A equipe, no entanto, não vence o torneio desde 1981, e lutará neste ano para quebrar um longo tabu de 30 anos.

Pelo lado da Argentina, que tem quatro títulos do Sul-Americano sub 20, o principal objetivo será apagar a má impressão deixada em 2009, quando os hermanos não conseguiram nem sequer uma vaga para o Mundial da categoria, que foi disputado no Egito.

Para fazer bom papel nesse ano, os  argentinos contam com um time experiente, que possui jogadores que já se destacam nos profissionais de equipes do país. Os três principais deles são Leonel Galeano, titular do Independiente na conquista da Copa Sul-americana; Rogelio Funes Mori, que atua regularmente pelo tradicional River Plate; e Sergio Araujo, que já joga pelo Boca Juniors.

O Campeonato Sul-Americano sub 20 irá durar até o próximo dia 12 de fevereiro. Na primeira fase, as dez equipes foram divididas em dois grupos. No A, estão Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Venezuela; no B, estão Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador e Paraguai. Depois de jogarem em turno único dentro do grupo, os três melhores times de cada um deles avançarão para o hexagonal final, no qual as equipes voltarão a se enfrentar entre si, até que seja definido o campeão.

Leia tudo sobre: UruguaiArgentinasub 20futebol mundial

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG