Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Ricardo Teixeira será investigado pela Polícia Federal,diz jornal

Segundo o Lance!, procurador da República determinará abertura de inquérito contra o presidente da CBF

iG São Paulo |

O procurador da República Marcelo Freire remeterá nesta segunda-feira à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro um ofício que determinará a abertura de novo inquérito contra o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira . A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo jornal Lance!. Segundo o diário, a Polícia Federal investigará se o dinheiro que o jornalista Andrew Jennings, da BBC de Londres, denunciou que ele teria recebido foi remetido ilegalmente para o Brasil.

Não é a primeira vez que o procurador Marcelo Freire manda investigar Teixeira. Em 2006, a partir do relatório da CPI do Futebol no Senado, fez 11 pedidos. O delegado especialmente designado para o caso propôs o arquivamento de todos. Apenas quatro voltaram a Freire na redistribuição dos feitos e nos quatro ele denunciou o presidente da CBF. Três denúncias viraram processos, que o TRF-2 trancou.

Na ação nº. 2003.51.01.515982-5, da 6ª Vara Criminal, ele foi acusado de crimes tributário, contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. Tratava das remessas de dólares da empresa Sanud Etablissement, no paraíso fiscal de Liechtenstein, para a brasileira RLJ Participações, cujo sócio principal é o presidente da CBF. Por conta dela é que caiu com Freire a representação de Marcos Pereira, presidente do PRB, ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, pedindo investigações das denúncias do jornalista inglês.

Segundo a reportagem da BBC, Teixeira está entre os dirigentes da Fifa subornados pela empresa de marketing ISL, para ter o direito de transmissões de TV em algumas Copas. Os subornos, segundo a reportagem da TV inglesa, chegaram próximos de US$ 200 milhões e teriam sido pagos através de empresas fantasmas sediadas no paraíso fiscal de Liechtenstein.
 

Leia tudo sobre: CBFRicardo TeixeiraBBCFifa

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG