Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Revelações das categorias de base começam a conquistar espaço no Botafogo

Além do atacante Caio, volante Lucas Zen e o atacante Alex já receberam primeiras chances entre os titulares

Renan Rodrigues, iG Rio de Janeiro |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237854367544&_c_=MiGComponente_C

Durante o Campeonato Carioca deste ano, o Botafogo revelou o atacante Caio. Com apenas 20 anos, o jogador que veio das categorias de base do clube conseguiu se firmar no elenco profissional marcando gols importantes na conquista do título estadual, recebendo o apelido de talismã. Agora, outros jovens começam a receber oportunidades na equipe principal e se tornam apostas da equipe carioca para o próximo ano.

Photocamera
Caio (à direita) se tornou o talismã da equipe comandada por Joel Santana

Lucas Zen
O volante de 19 anos fez sua estreia com a camisa do Botafogo na vitória de 3 a 1 sobre o Prudente, no último domingo. A tranquilidade do jogador impressionou o técnico Joel Santana, que elogiou o jogador após a partida. "O garoto entrou desinibido,  com a cabeça erguida, deu passe, criou, marcou firme. sinceramente estou muito orgulhoso e feliz de ver o desenvolvimento deste rapaz", disse o treinador do Botafogo. Além de atuar como volante, Lucas Zen também é zagueiro, posição na qual foi convocado pela Seleção Brasileira sub-20. O jogador realizou um período de estágio no Colônia, da Alemanha, em agosto deste ano.

Alex
Companheiro de ataque de Caio nas categorias de base, o jogador participou de duas partidas neste Campeonato Brasileiro. A última contra o Prudente, quando entrou na segunda etapa e sofreu um pênalti, originando o terceiro gol da equipe. Jogador de área, Alex revela que segue os passos do uruguaio Loco Abreu, uma espécie de 'professor' nos treinamentos. "Tem sido muito importante treinar com ele, eu vejo ele como um exemplo para mim. As vezes estou lá no treino e ele me cobra para treinar mais as finalizações, orienta no posicionamento. Ele me ajuda bastante", declarou o atacante, que projeta sua afirmação em 2011. "Minha primeira temporada entre os profissionais foi bastante positiva. Tive vários aprendizados. Em 2011, quero entrar voando. Vai ser o ano da minha afirmação".

Gazeta Press
Volante Lucas Zen fez sua estreia no time profissional no último domingo

Milton Raphael
Se o goleiro titular do Botafogo tem feito parte das convocações do técnico Mano Menezes, nas categorias de base também existe um representante na Seleção. Milton Raphael foi convocado nesta terça-feira pelo técnico Ney Franco para disputar o Sul-Americano sub-20, que acontece em janeiro de 2011, no Peru. O clube carioca renovou o contrato da jovem aposta no começo deste ano, vencendo o interesse do AZ Alkmaar, da Holanda. Apesar do potencial, o jogador ainda deve demorar a ter oportunidades como titular, já que o goleiro Renan é reserva imediato de Jefferson.

Guilherme
Lateral-esquerdo, o jogador é observado de perto pelo técnico Joel Santana, mas ainda não realizou sua estreia com os profissionais. "Meus auxiliares estão observando esse menino. Parece que tem muita qualidade, entende a posição", comentou o técnico Joel Santana. O jogador deve receber oportunidades na equipe principal em 2011, até pela carência na posição, que só conta com Marcelo Cordeiro.

Leia tudo sobre: botafogocampeonato brasileiro

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG