Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Retrospecto dos líderes sugere Brasileirão decidido na última rodada

Desempenho na reta final do primeiro turno e nos últimos jogos aponta ser difícil a "disparada" de algum dos candidatos ao título

iG São Paulo |

AE
Corinthians de Tite é o atual líder, mas precisa melhorar resultados contra os próximos rivais
Como aconteceu nas últimas três temporadas, o título do Campeonato Brasileiro 2011 deve ser decidido apenas na 38ª e última rodada. A seis rodadas do fim, o torneio vê seus cinco primeiros colocados separados por seis pontos, uma diferença que pode ser tirada em apenas dois jogos. E, de acordo com o retrospecto dos líderes na reta final do primeiro turno, quando enfrentaram os mesmos adversários que encontrarão agora, dificilmente uma das equipes conseguirá se desgarrar do grupo para se sagrar campeã com antecedência.

Seis pontos separam os cinco primeiros do Brasileirão. Veja como está a classificação

Outro aspecto a ser levado em conta é o desempenho recente de Corinthians, Vasco, Botafogo, Fluminense e Flamengo. E nas últimas seis partidas (mesmo número de jogos que ainda têm pela frente), o time paulista e o quarteto carioca também tiveram aproveitamentos equilibrados. Veja na tabela abaixo.

Aproveitamento Corinthians Vasco Botafogo Fluminense Flamengo

Reta final do 1º turno

45% 61% 66,7% 39% 50%

Últimos seis jogos

61% 50% 55,5% 66,7% 61%

Atual líder, o Corinthians conseguiu chegar a ponta tendo o segundo melhor aproveitamento entre os líderes nas últimas seis rodadas, conquistando onze pontos de 18 possíveis. No entanto, para se manter à frente dos rivais, precisa melhorar muito seu desempenho contra os seis próximos adversários. No primeiro turno, o aproveitamento foi de apenas 45%, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

Corinthians é a resistência paulista em meio à boa fase dos grandes cariocas no Brasileirão

Para o vice líder Vasco, a situação é inversa. A equipe caiu de rendimento nas últimas rodadas, conquistando apenas metade dos pontos disputados. Mas nos confrontos do primeiro turno que agora se repetirão só teve desempenho pior que o do Botafogo, com 61% de aproveitamento. Se mantiver esse número e os rivais não melhorarem os seus, a taça irá para São Januário.

AFP
Juninho Pernambucano e o Vasco torcem por uma "repetição" do primeiro turno nas próximas rodadas para levantar a taça

Terceiro colocado, o Botafogo é o time com números mais equilibrados - e promissores. Foi o melhor dos cinco líderes no final do primeiro turno e nos últimos seis jogos teve aproveitamento de 55,5%, o terceiro melhor. Para ficar com o título, no entanto, precisa melhorar ainda mais o aproveitamento contra os próximos rivais ou torcer para que o Corinthians repita a má fase que viveu entre a 14ª e a 19ª rodadas e que o Vasco diminua seu rendimento.

Fluminense e Flamengo vivem situações semelhantes. A cinco e seis pontos da ponta respectivamente, os dois times ainda sonham com o título, embalados pelo bom aproveitamento nos últimos jogos. Mas, além de precisarem melhorar muito o desempenho na reta final em comparação com o primeiro turno, ainda precisam torcer por tropeços em série de Corinthians, Vasco e Botafogo.

Veja na segunda tabela como foi o desempenho dos candidatos ao título nos final do primeiro turno.

  14ª rodada 15ª rodada 16ª rodada 17ª rodada 18ª rodada 19ª rodada

Corinthians

vitória empate empate vitória derrota derrota

Vasco

vitória derrota vitória vitória empate empate

Botafogo

derrota vitória vitória derrota vitória vitória

Fluminense

vitória derrota derrota vitória empate derrota

Flamengo

vitória vitória empate derrota empate empate

Com a perspectiva de decisão apenas na 38ª rodada, a promessa é de que o Brasileirão 2011 tenha um dos finais mais emocionantes desde a implantação do sistema por pontos corridos. Afinal, o domingo decisivo terá dois confrontos entre os quatro cariocas que sonham em ser campeões: Botafogo contra Fluminense e Vasco contra Flamengo. E o Corinthians, "intruso" paulista no alto da tabela, terá simplesmente um clássico contra o Palmeiras pela frente.

Futura Press
Botafogo precisa melhorar aproveitamento da reta final do primeiro turno ou torcer por queda de rendimento do Vasco

Leia tudo sobre: brasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG