Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Restrospecto aponta desvantagem do Vasco nos próximos jogos

Em Brasileiros, história aponta superiodade apenas sobre Botafogo. Time perdeu mais para Palmeiras, Santos e Flu

Hilton Mattos, iG Rio de Janeiro |

Restando seis rodadas para o término do Campeonato Brasileiro , o Vasco tem pela frente uma tabela ingrata e adversários que também estão na luta pelo título. Não bastasse tudo isso, o retrospecto contra estas equipes não é animador. Pela ordem, o vice-líder da competição enfrenta Santos (fora), Botafogo (Engenhão), Palmeiras (fora), Avaí (casa), Fluminense (Engenhão) e Flamengo (local a definir). Destes, somente o rival alvinegro não leva a melhor sobre o time cruzmaltino em Brasileiros.

Vasco é o segundo colocado no Brasileiro. Veja a classificação

Nos outros cinco confrontos, os números assustam. Contra Avaí e Flamengo, empate. Curiosamente, nos dois jogos há equilíbrio em número de vitórias e derrotas. No entanto, já diante de Santos, Palmeiras e Fluminense, o Vasco, com o perdão da palavra, costuma ser freguês. Perdeu mais do que ganhou na competição nacional para estes clubes.

E mais: Cristóvão admite que Vasco caiu na armadilha do São Paulo

Domingo, na Vila Belmiro, o Vasco terá pela frente o Santos . Em São Januário, a torcida é pela ausência de Neymar , que até quinta-feira está folga . Em 49 partidas contra os santistas, foram 14 vitórias, 16 derrotas e 19 empates. Com direito a show e golaço de Diego Souza , o Vasco levou a melhor no primeiro turno, no Rio: 2 a 0 .

Na sequência, virá o clássico contra o time de Loco Abreu . Embora no primeiro turno o adversário tenha goleado os vascaínos por 4 a 0 , a vantagem é cruzmaltina no confronto direto ao longo da competição, criada em 1971. Foram 37 jogos, com 15 triunfos do Vasco, sete do Botafogo e 15 empates.

O desafio seguinte será contra o Palmeiras, em São Paulo. E mais uma vez os números não são aliados da equipe liderada por Cristóvão Borges. Em 41 partidas, o Vasco venceu apenas dez, perdeu 18 e empatou 13 vezes. No primeiro turno, vitória de 1 a 0, gol de Bernardo.

O Avaí, de Santa Catarina, traz boas recordações para os vascaínos. O adversário nas semifinais da Copa do Brasil este ano foi eliminado em casa para o time carioca, que acabou batendo o Coritiba na final e levando o título inédito para casa . No primeiro turno, vitória de 2 a 0 . Mas, em Brasileiros, as duas equipes se enfrenaram quatro vezes, com uma vitória para cada lado e dois empates.

AE
Felipe e Diego Souza, que volta contra o Santos, são as armas na reta final do Brasileiro
E, por fim, os dois clássicos contra Fluminense e Flamengo. Diante da equipe tricolor, a história mostra uma pequena vantagem para o atual campeão brasileiro. Foram disputados 45 clássicos a partir de 71. Nas edições de 98, 99 e 2009, no entanto, não houve confronto, já que os clubes desceram para as Séries B e C. O Fluminense venceu 13 jogos, perdeu 12 e houve 20 empates. No primeiro turno, com gols de Juninho Pernambucano e Rafael Moura , o clássico terminou empatado em 1 a 1 .

E contra o Flamengo, a grande rivalidade do futebol carioca se estende para o Brasileiro. São 45 jogos disputados, com 15 vitórias para cada lado e 15 empates. Este ano, os clubes protagonizaram três duelos: dois empates e uma vitória rubro-negra. No Campeonato Carioca , o Flamengo venceu por 2 a 1 na Taça Guanabara e na Taça Rio houve empate em 0 a 0. Nos pênaltis, vitória do Flamengo, que acabou conquistando o título estadual por antecipação .

Siga o Twitter do iG Vasco e receba notícias do time em tempo real

Mas a cena mais marcante aconteceu no primeiro turno do Brasileiro. Em jogo marcado pela última rodada, o técnico Ricardo Gomes é retirado de ambulância aos 37 minutos do segundo, vítima de um AVC hemorrágico. Foi operado às pressas no Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio. Correu risco de vida, ficou três semanas internado e hoje se recupera bem em casa e já faz planos para voltar em 2012 . No campo, o placar de 0 a 0 foi mantido .

Confira o retrospecto contra os seis adversários na reta final do Brasileiro

Santos - 49J 14V 16D 19E
Botafogo - 37J 15V 7D 15E
Palmeiras - 41J 10V 18D 13E
Avaí - 4J 1V 1D 2E
Fluminense - 45J 12V 13D 20E

Flamengo - 45J 15V 15D 15E


 Entre na torcida virtual do Vasco e comente a tabela nesta reta final do Brasileiro

 

Leia tudo sobre: vascocristóvãobrasileirão 2011ricardo gomes

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG