Enquanto seleção se recupera da eliminação na Copa América, iG seleciona alguns dos maiores fracassos do time nacional

Recheada de craques e conquistas, nem só de brilho viveu a seleção brasileira ao longo do tempo. A derrota para o Paraguai nas quartas de final da Copa América , quando não conseguiu converter uma cobrança de pênalti sequer após empatar por 0 a 0 após 120 minutos de bola rolando, é só mais uma a somar para a lista de vexames do time nacional.

Enquanto a seleção tenta se recuperar da eliminação, o iG relembra dez dos maiores fiascos da história da seleção brasileira. Confira abaixo:

Campeonato Sul-Americano 1920 – Chocolate uruguaio (18/09/1920)
A competição era o Campeonato Sul-Americano, precursor da atual Copa América. Naquele ano, o torneio foi disputado por Brasil, Argentina, Uruguai e Chile em forma de quadrangular. Após bater os chilenos na estreia por 1 a 0, a seleção brasileira foi humilhada pelos uruguaios na segunda rodada. O placar final do jogo foi nada menos do que 6 a 0. Em sua última partida, o Brasil ainda perdeu para a Argentina por 2 a 0.

Brasil foi eliminado pelo Paraguai
AP
Brasil foi eliminado pelo Paraguai
Copa do Mundo 1950 – Maracanazo (16/07/1950)
Até hoje considerada por muitos a maior derrota do esporte nacional em toda a história. Após duas vitórias no quadrangular final da Copa do Mundo de 1950, o Brasil precisava apenas de um empate contra o Uruguai em sua última partida. Com o Maracanã lotado por quase 200 mil pessoas, o time brasileiro ainda saiu na frente com Friaça, mas permitiu a virada uruguaia e amargou a derrota e o vice-campeonato mundial em casa. O goleiro Barbosa acabou sendo culpado pelo resultado e a tragédia ficou conhecida como Maracanazo.

Brasil foi eliminado pelo Paraguai
AP
Brasil foi eliminado pelo Paraguai
Copa do Mundo 1966 – Queda na primeira fase (julho/1966)
Vindo de um bicampeonato consecutivo nas Copas de 1958 e 1962, o Brasil era um dos favoritos ao troféu em 1966. Apesar da má preparação, que passou pela convocação de mais de 40 jogadores em uma pré-lista, o time de Vicente Feola estreou com vitória por 2 a 0 sobre a Bulgária. Mas o bom momento parou por aí e as derrotas para Hungria (1 a 3) e Portugal (1 a 3) tornaram a equipe brasileira a primeira defensora do título a cair logo na primeira fase do Mundial seguinte à conquista.

Copa América 1987 – Goleada à chilena (03/07/1987)
Depois de estrear na Copa América de 1987 com tranquilos 5 a 0 sobre a Venezuela, o Brasil precisava de um empate contra o Chile para avançar às semifinais. O que a equipe de Careca, Romário e companhia não esperava era o atropelo que estava por vir: goleada de 4 a 0 e a volta para casa ainda na primeira fase.

Brasil foi eliminado pelo Paraguai
AP
Brasil foi eliminado pelo Paraguai
Eliminatórias para a Copa do Mundo 1994 – A primeira vez (25/07/1993)
Até 1994, classificar-se para a Copa do Mundo era algo relativamente tranquilo para o Brasil. No dia 25 de julho de 1993, porém, as coisas começaram a mudar. Jogando contra a Bolívia em La Paz, a seleção brasileira sofreu sua primeira derrota em eliminatórias graças a uma falha do goleiro Taffarel e com uma ajudinha da sempre temida altitude: 0 a 2. A dificuldade do Brasil neste ano foi tanta que a vaga para o Mundial foi garantida somente na última partida.

Brasil foi eliminado pelo Paraguai
AP
Brasil foi eliminado pelo Paraguai
Olimpíadas 1996 – O sonho do ouro olímpico (31/07/1996)
Comandado por Zagallo e contando com estrelas como Dida, Aldair, Roberto Carlos, Bebeto, Rivaldo e Ronaldo, o Brasil retornava aos Jogos e tinha tudo para conquistar, em Atlanta 1996, o inédito ouro olímpico. O país já havia batido na trave em 1988, quando foi vice-campeão. O sonho, no entanto, parou nas trombadas entre o goleiro e o zagueiro e nos gols do nigeriano Kanu. A seleção brasileira foi eliminada na semifinal e teve que se contentar com a disputa do bronze, enquanto os africanos seguiram para o título.

Brasil foi eliminado pelo Paraguai
AP
Brasil foi eliminado pelo Paraguai
Copa do Mundo 1998 – Apagão em Saint Dennis (12/07/1998)
Depois de bater a Holanda em emocionante disputa de pênaltis, o Brasil era favorito para levar o pentacampeonato na Copa do Mundo de 1998. O adversário era a França, que muitos acreditavam só ter chegado à decisão por estar jogando em casa. Em episódio ainda mal explicado sobre a convulsão de Ronaldo, a seleção brasileira entrou apagada em campo e apenas assistiu ao desfile de Zidane e companhia no que se tornou a maior derrota do país em Mundiais: 0 a 3.

Brasil foi eliminado pelo Paraguai
AP
Brasil foi eliminado pelo Paraguai
Copa América 2001 – A zebra chamada Honduras (23/07/2001)
Em situação semelhante à de Mano Menezes atualmente, Luiz Felipe Scolari estava no começo de seu trabalho à frente do time brasileiro na Copa América 2001, realizada na Colômbia. Após duas vitórias e uma derrota na primeira fase, o Brasil pegou a fraca seleção de Honduras nas quartas de final da competição, mas o inacreditável aconteceu. O resultado da partida, 2 a 0 para os hondurenhos, foi tão inesperado quanto vergonhoso para os brasileiros.

Brasil foi eliminado pelo Paraguai
AP
Brasil foi eliminado pelo Paraguai
Amistoso internacional 2008 – Saco de pancadas? (06/07/2008)
Foi-se o tempo em que Brasil x Venezuela era sinônimo de goleada. Eterno saco de pancadas do continente sul-americano, os venezuelanos fizeram história em uma partida que tinha tudo para ser um simples amistoso internacional para a seleção brasileira. Jogando nos Estados Unidos, a equipe de Dunga contava com estrelas como Adriano e Robinho, mas conseguiu a proeza de perder por 2 a 0, naquela que se tornou a primeira derrota do Brasil para a Venezuela em toda a história.

Brasil foi eliminado pelo Paraguai
AP
Brasil foi eliminado pelo Paraguai
Copa América 2011 – Cavalo paraguaio (17/06/2011)
Quartas de final da Copa América de 2011. Favorito, o Brasil dominou o Paraguai durante os 90 minutos do tempo normal e mais 30 de prorrogação, mas não foi capaz de marcar o gol que lhe daria a vitória e a classificação. Na disputa de pênaltis, com ajuda de um buraco e muita areia, a equipe desperdiçou suas quatro cobranças e perdeu por 2 a 0, amargando a eliminação com a inédita marca negativa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.