Marca de atacante do Real e vagas nos torneios continentais movimentam o Espanhol, já conquistado pelo Barcelona

AFP
Cristiano Ronaldo ainda luta para ser o maior artilheiro de uma mesma edição do Campeonato Espanhol. Faltam 3 gols.
O título já é do tricampeão Barcelona . Ao lado dele, Real Madrid , Valencia e Villarreal estão classificados para a Liga dos Campeões. Mas a penúltima rodada do Campeonato Espanhol, com todos os jogos às 16 horas (de Brasília) deste domingo, ainda tem times brigando por melhores condições na próxima temporada e até astros que podem entrar na história.

O Real Madrid, sem qualquer possibilidade de alterar seu segundo lugar na tabela, segue pela meta de tornar Cristiano Ronaldo um mito. O português tem 36 gols no Campeonato Espanhol, bem à frente dos 31 de Messi. Ronaldo já superou Puskas como maior artilheiro do clube em uma só temporada. No espanhol, precisa de apenas três para ultrapassar Hugo Sánchez, ex-atacante do Real, e Telmo Zarra, do Athletic Bilbao, para ser o recordista de gols em uma edição do campeonato nacional.

Para conquistar o recorde, Cristiano Ronaldo e o Real Madrid enfrentam o Villarreal, que ainda tem pretensões no Campeonato. A equipe adversária tenta tomar do Valencia o terceiro lugar, e assim ir direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões. O quarto classificado no Espanhol precisa de um confronto preliminar para a Liga.

Mais abaixo na tabela, Athletic Bilbao, Sevilla e Atlético de Madrid duelam por duas vagas na Liga Europa. A equipe de Bilbao, dona da quinta posição, tem 54 pontos. O Athletic pode se classificar caso vença o Málaga e haja tropeço de seus dois concorrentes, que dividem a sexta colocação com 52 pontos - o Sevilla, pior nos critérios de desempate, recebe o Real Sociedad enquanto os madrilenhos jogam em casa contra o rebaixado Hércules.

Na luta contra o rebaixamento, o Zaragoza, antepenúltimo colocado, precisa fazer valer seu mando de campo e bater o Espanyol para tentar escapar da zona do descenso. O Getafe, apenas um ponto à frente, recebe o Osasuna.

Para o Deportivo La Coruña, ficou a tarefa de estragar a despedida entre o Barcelona e sua torcida, antes da final da Liga dos Campeões. A partida no Camp Nou será de festa pela conquista de mais um Campeonato Espanhol. Apesar de já estarem totalmente focado na decisão da Copa dos Campeões, no dia 29, contra o Manchester United, os catalães não querem fazer feio diante de sua torcida.

"Teremos a oportunidade de nos despedirmos de nossa torcida e esperamos fazer uma grande festa. Respeitamos o Deportivo La Coruña, que precisa de um triunfo e vai batalhar por ele, mas também queremos ganhar", disse o técnico Pep Guardiola, referindo-se ao fato de ser este o último jogo do Barcelona em casa na temporada. Na última rodada, a equipe visita o Málaga, enquanto a final da Liga dos Campeões, contra o Manchester United, será em Wembley, Inglaterra.

O Valencia, por sua vez, só precisa vencer em casa o Levante, que cumpre tabela, para garantir o terceiro lugar no Espanhol. Assim, deixaria para o Villarreal a fase preliminar da Liga dos Campeões.

Confira os jogos da penúltima rodada do Espanhol (às 16h de Brasília):

Almería x Mallorca
Villarreal x Real Madrid
Getafe x Osasuna
Sevilla x Real Sociedad
Zaragoza x Espanyol
Valencia x Levante
Barcelona x Deportivo La Coruña
Athletic Bilbao x Málaga
Sporting Gijón x Racing Santander
Atlético de Madrid x Hércules

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.