Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Record não apresenta proposta ao C13 pelo Campeonato Brasileiro

Emissora decidiu não negociar com a entidade por causa do racha recente que aconteceu entre os clubes

iG São Paulo |

Mesmo sem a participação da Rede Globo, havia a expectativa de que, nesta sexta-feira, fossem reveladas propostas para a transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012. Porém, a outra transmissora interessada nessa disputa, a Rede Record, informou que não apresentará qualquer proposta ao Clube dos 13, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.

A Record deixou claro que o racha entre alguns times e o Clube dos 13 foi o principal motivo dessa sua atitude. "Não há convicção de que a proposta vencedora tenha os direitos de transmissão dos jogos de todos os clubes. Há ainda a possibilidade de que uma agremiação possa abandonar o C13 enquanto o contrato ainda estiver em vigor. Assim, a Record decidiu não apresentar proposta ao Clube dos 13", divulgou a emissora através de comunicado oficial divulgado na manhã desta sexta.

Com isso, não deve ser apresentada qualquer proposta de transmissão do Campeonato Brasileiro de 2012 ao Clube dos 13. As outras emissoras, como a Rede TV e a Rede Bandeirantes, só entrariam na negociação em conjunto com a Record ou a Globo. Dessa forma, o desejo de boa parte dos clubes, que pretendem negociar separadamente os direitos de transmissão de seus jogos, pode ser atendido daqui pra frente.

A própria Rede Record já deixou claro que pretende continuar na disputa para transmitir a competição, mas fez suas ressalvas: "A emissora volta a manifestar seu desejo de participar da concorrência democrática, caso os clubes entrem em acordo, garantindo estabilidade jurídica a quem apresentar a melhor proposta. E se os clubes desejarem seguir numa negociação em separado, a Record reafirma que pretende apresentar propostas com padrões de transparência e regras claras", declarou.

Dez dos 20 filiados ao Clube dos 13 já divulgaram que pretendem negociar diretamente com as empresas. Porém, em entrevista ao iG, o presidente do C13, Fábio Koff, contestou a atitude deles. Segundo ele, os dissidentes estão querendo vender o mesmo produto duas vezes e terão que responder ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão do Ministério da Justiça que pretende impôr uma concorrência aberta entre as emissoras interessadas no Campeonato Brasileiro de 2012.

Acordos com a Globo
No mesmo comunicado em que anunciou que não fará proposta ao Clube dos 13, a Record revelou que alguns clubes já "tem acordos pré-acertados com outra emissora". Sem citar o nome da sua concorrente, a Record indica que a Globo já negocia separadamente com cada clube os valores que serão pagos para poder transmitir o Campeonato Brasileiro de 2012.

"Os responsáveis por estes acordos que prejudicam os torcedores, clubes e patrocinadores devem vir a público para revelar como foram as negociações e qual o valor acertado previamente", pede a Rede Record. Ela opina que esses acordo pré-acertados prejudicam o futebol brasileiro e são um "jogo com cartas marcadas".

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG