Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Raio-x dos estaduais

Quando começa e o regulamento dos principais torneios. Nesta quinta-feira já tem o início o Campeonato Pernambucano

iG São Paulo |

Veja detalhes dos principais estaduais que começam até o final de janeiro:

CAMPEONATO PAULISTA
Início e término: 15 de janeiro/15 de maio
Participantes: 20
Regulamento: Os times se enfrentam em turno único, todos contra todos, e os oito melhores se classificam para as quartas de final, que terá só um jogo de mata, assim como a semifinal. A decisão será em dois jogos. Os quatro últimos são rebaixados para a Série A-2.
Atual campeão: Santos

CAMPEONATO CARIOCA
Início e término: 19 de janeiro/15 de maio
Participantes: 16
Regulamento: Os times foram divididos em dois grupos de 8. No primeiro turno se enfrentam dentro da chave e os dois melhores de cada disputam semifinal e final. O campeão está na finalíssima. No segundo turno os grupos se enfrentam e os dois melhores de cada novamente disputam semifinal e final. O campeão vai à decisão do estadual. Se um time vencer os dois turnos é declarado campeão. Os dois piores na classificação geral são rebaixados.
Atual campeão: Botafogo

CAMPEONATO GAÚCHO
Início e término: 16 de janeiro/15 de maio
Participantes: 16
Regulamento: Os times foram divididos em dois grupos de 8. No primeiro turno os grupos se enfrentam e os dois melhores de cada disputam semifinal e final. O campeão está na finalíssima. No segundo turno os times jogam dentro das chaves e os dois melhores de cada novamente disputam semifinal e final. O campeão vai à decisão do estadual. Se um time vencer os dois turnos é declarado campeão. Os dois piores na classificação geral são rebaixados.
Atual campeão: Grêmio

CAMPEONATO MINEIRO
Início e término: 29 de janeiro/15 de maio
Participantes: 12
Regulamento: Os participantes se enfrentam em turno único e os quatro melhores colocados se classificam para as semifinais (primeiro contra o quarto e segundo contra o terceiro). Os vencedores se enfrentam na decisão, também em dois jogos. Os dois piores na classificação geral são rebaixados.
Atual campeão: Atlético-MG

CAMPEONATO BAIANO
Início e término: 15 de janeiro/15 de maio
Participantes: 12
Regulamento: Os times serão divididos em dois grupos de seis e os jogos serão grupo contra grupo (para que haja dois clássicos Ba-Vi já na primeira fase). Os quatro melhores de cada chave se classificam e são divididos em dois grupos de quatro. Os dois melhores de cada grupo se enfrentam, em mata-mata, na semifinal e os vencedores fazem a final. Dois times serão rebaixados (os quatro eliminados na primeira fase disputam um quadrangular).
Atual campeão: Vitória

CAMPEONATO PERNAMBUCANO
Início e término: 13 de janeiro/15 de maio
Participantes: 12
Regulamento: Os times se enfrentam todos contra todos, ida e volta. Os quatro primeiros se classificam para as semifinais, em jogos mata-mata (duas partidas). Os vencedores se enfrentam na decisão, também em dois jogos. Os dois últimos na classificação geral serão rebaixados.
Atual campeão: Sport

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG