Sul-Americano que será disputado no Peru vale vaga para as Olímpiadas de 2012 e para o Mundial sub 20

A partir deste domingo, 200 jogadores de dez países protagonizarão no Peru uma dura luta pelo título do Campeonato Sul-Americano Sub-20, além das quatro vagas ao Mundial da categoria, que será disputado ainda neste ano na Colômbia, e principalmente pelos dois postos nos Jogos Olímpicos de 2012.

A 25ª edição do Sul-Americano, competição chamada em outros países de 'Juventude da América', será disputada nas cidades de Arequipa, Tacna e Moquegua até o dia 12 de fevereiro, data da última rodada do hexagonal decisivo. Como é tradição entre torneios de categoria de base da Conmebol, não haverá uma final, e sim uma disputa por pontos corridos entre os três melhores dos dois grupos da fase inicial.

Argentina e Uruguai abrirão a competição no domingo, em clássico válido pelo grupo A, no qual também estão Chile, Peru e Venezuela.

O Grupo B será inaugurado um dia depois, com o duelo entre a seleção brasileira, de Neymar e companhia, e o Paraguai. Os comandados do técnico Ney Franco ainda terão pela frente, na primeira fase, Colômbia, Bolívia e Equador.

Poderão participar do Sul-Americano atletas que tenham nascido depois do dia 1º de janeiro de 1991.

Em caso de empate por pontos na classificação, a organização determinou que os critérios são - na ordem - saldo de gols, número de gols marcados, confronto direto e sorteio.

Como será sede do Mundial Sub-20, entre julho e agosto deste ano, a Colômbia já tem sua vaga assegurada e pensa apenas nos Jogos Olímpicos. Com isso, se os colombianos terminarem o Sul-Americano entre os quatro primeiros, o quinto colocado também se classificará para o torneio intercontinental.

A seleção brasileira levou a melhor nas duas últimas edições do Sul-Americano, em 2009 e 2007, além de ser a maior vencedora da história da competição, com dez títulos, três a mais que o Uruguai, segundo colocado na lista de campeões. Também já conquistaram o título a Argentina (4), a Colômbia (2) e o Paraguai (1).

A partir de 1977, o Sul-Americano passou a servir para classificar três equipes para os Mundiais da categoria. Desde o Mundial de 1997, na Malásia, o número de classificados é de quatro times.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.